segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Remédios caseiros para as dores nos pés

Os nossos pés suportam o peso de todo o nosso corpo. Por isso é normal que depois de ter feito uma longa caminhada, ter estado muito tempo de pé ou ter praticado exercício físico, sintamos os pés quentes, cansados e doloridos.  Também o calçado inadequado, o excesso de peso e a má circulação podem causar incómodos e dores nos pés. Estes são alguns dos remédios caseiros mais usados para cuidar dos pés cansados e com dores.

Banho de pés

Este é o remédio mais usado para aliviar rapidamente os pés quentes, cansados e doloridos.

Acrescente 1 colher de bicarbonato de sódio a uma bacia com água quente. Introduza os pés e deixe-os ficar na água durante 15 minutos. Depois, enxagúe os pés com água fresca e seque-os bem. Aplique umas gotas de óleo de amêndoas doces e massaje delicadamente. Calce umas meias de algodão e descanse com os pés para o alto durante o tempo que lhe for possível. Vai ver o resultado!


Creme de calêndula

A calêndula é desinflamatória e suavizante. Reduza um punhado de pétalas secas de calêndula a pó (num almofariz). Misture o pó obtido num pouco de creme neutro, para fazer uma pomada. Aplique a pomada obtida nos pés, insistindo nas partes mais secas e duras, todos os dias. A pomada de calêndula alivia as dores e ainda hidrata e embeleza a delicada pele dos seus pés.

Cataplasma de espinafres para as roçaduras do calçado

Este remédio é ideal para aliviar as roçaduras causadas pelo continuo roçar dos sapatos. Lave algumas folhas de espinafres e amasse-os com um rolo sobre uma compressa de gaze. Aplique a cataplasma na parte afetada e deixe atuar durante 20 minutos. Retire e enxagúe com água morna. Repita vários dias, até obter o resultado desejado.

Praticar estes exercícios simples ajuda a aliviar as dores e o cansaço.

- Procure apanhar algum pequeno objeto do chão com os dedos dos pés.

- Tente abrir os dedos dos pés em leque.

- Entrelace os dedos das mãos com cada um dos dedos dos pés.

- Apoie a planta do pé numa bola de ténis e massaje desenhando círculos no chão.

2 comentários:

  1. Olá, Isabel

    Quando vi o título deste seu post, disse para mim: Ora, aí está um assunto que me diz respeito, e de que maneira! Por isso, vou comprar bicarbonato de sódio já amanhã para fazer a experiência. Depois, dedicar-me-ei aos outros conselhos que também me parecem muito sugestivos. :)

    Obrigada

    Bj

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olinda. Pois é, as dores dos pés dizem respeito a quase todas. Força com esses banhos de bicarbonato de sódio. Eu já experimentei várias vezes, especialmente no verão e de facto são um alivio.

      Beijinhos

      Isabel Gomes

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...