sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Chá verde com gengibre para baixar o colesterol

O colesterol é uma substância que o nosso organismo consegue produzir e que circula no sangue. É necessário a várias funções vitais, como a produção de vitaminas, hormonas e faz parte das paredes das células. Mas quando está em excesso no sangue torna-se perigoso e pode aumentar o risco de vir a desenvolver doenças cardiovasculares.

O chá verde é um bom alimento na luta contra o colesterol. As catequinas, uns compostos antioxidantes presentes em doses consideráveis nesta variedade de chá - por não ser submetido a um processo de fermentação, o chá verde dobra o conteúdo em catequinas do chá vermelho ou preto - são as principais responsáveis do interessante poder cardioprotetor desta infusão milenária.

Ingredientes



1 saquinho de chá verde pronto para infusão
1/2 colher (de chá) de gengibre ralado
1 colher (de chá) de sumo de limão

Preparação

Acrescente o saquinho de chá verde e o gengibre ralado ao conteúdo de uma chávena (de chá) de água a ferver. Deixe a mistura repousar, tapada, durante uns minutos e coe. Acrescente o sumo de limão.

Utilização

Beba este chá a meio da manhã ou a meio da tarde.

Outros conselhos para baixar o colesterol

Diga não às gorduras saturadas

Os enchidos, os hambúrgueres, as gorduras de origem animal, o leite gordo e os queijos gordos costumam conter gorduras saturadas que contribuem para aumentar o colesterol. O mais conveniente é praticar uma dieta baixa em gorduras, especialmente gorduras de origem animal.

Mais salmão e nozes

As gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas são conhecidas como gorduras saudáveis: estas sim devem ser incluídas na sua dieta. As gorduras poliinsaturadas e os ácidos gordos, como os ómega 3, encontram-se nos peixes azuis como o salmão e a sardinha. Por seu lado, os ómega 6 encontram-se nos óleos de sementes e nos frutos secos, como por exemplo as nozes.

Consuma fibra

A aveia tem fibras solúveis que arrastam o colesterol e reduzem os seus níveis no organismo. Acrescente-a à sua alimentação diária.

Uma outra forma fácil e acessível de fornecer fibra imediata ao seu organismo é aumentar o consumo de frutas e verduras. Pela boa saúde do seu coração.

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