segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Chá contra as varizes e as veias varicosas

O meliloto (melilotus officinalis) pertence à família das leguminosas e é também conhecido pelos nomes de trevo amarelo ou flor do mel. É muito comum na Europa à beira dos caminhos ou das pastagens, pois foi antigamente muito usado como forragem para os animais.

As suas folhas e flores são também medicinais e foram principalmente usadas em tratamentos externos, incluindo banhos contra o reumatismo, entorses e inflamações oculares.

Mas hoje o meliloto é sobretudo reconhecido pelas suas propriedades para tratar problemas relacionados com a má circulação sanguínea, como as veias varicosas ou varizes e as hemorróidas.

O que torna esta planta eficaz é a sua riqueza em cumarina e flavonóides, sendo que a cumarina atua sobre as veias fortalecendo as paredes dos vasos sanguíneos e os flavonóides têm efeitos antiinflamatórios.

Compressas de meliloto contra as varizes

Estas compressas de meliloto aliviam as pernas pesadas, os tornozelos inchados, as cãibras noturnas e reduzem a fragilidade dos capilares.

Ingredientes



2 colheres (de sopa) de folhas e flores secas de meliloto
1/2 litro de água
Compressas de gaze

Preparação

Ferva a planta na água durante 2 minutos. Retire do lume, deixe repousar tapado até arrefecer e coe.

Utilização

Empape compressas de gaze na mistura fria e coloque-as sobre as zonas afetadas. Deixe atuar até que o calor corporal tenha absorvido a frescura das compressas. Repita sempre que seja necessário.

Contra-indicações: as mulheres grávidas ou a amamentar, crianças e pessoas que tomam remédios anticoagulantes devem evitar o meliloto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...