sexta-feira, 27 de junho de 2014

Alimentos com calorias negativas

Saciam e não engordam!

O que é o efeito calórico negativo?

O efeito calórico negativo significa que há alimentos que não engordam porque contêm poucas calorias em relação às quantidades que se comem e também porque, para os transformar, gasta ainda mais calorias. No fim, fazendo as contas entre calorias consumidas e calorias perdidas para transformar esses alimentos, o resultado é negativo. Percebeu? Eu explico-lhe ainda melhor. Significa que, na prática, gastou mais calorias do que aquelas que consumiu. Ou seja, quanto mais come destes alimentos, menos engorda. Por exemplo, imagine que ingeriu 100 gr de espargos. Essas 100 gr de espargos têm 17 calorias e o seu corpo gastará 30 calorias para os transformar; portanto terá perdido 13 calorias. Em vez de somar, subtraiu!

Veja exemplos de alimentos com efeito calórico negativo

Alface. A alface contém ferro e magnésio, que aceleram o metabolismo e ajudam a dissolver as células gordas.

Tomate. Tem efeito diurético. O seu alto conteúdo em ácidos e em vitamina C também acelera o metabolismo.

Maçã. A maçã é um dos melhores inibidores do apetite. Possui pectina, um composto que ajuda a eliminar a gordura armazenada no organismo.

Repolho. Tem iodo e sulfuro que desintoxicam o estômago e o intestino.

Cenoura. A cenoura não faz só bem aos olhos. Os carotenos que ela contém aceleram o metabolismo e a eliminação de gordura.

Cítricos. O seu alto conteúdo em vitamina C ajuda a diminuir os níveis de colesterol e a dissolver a gordura, facilitando a sua eliminação.

Água. Que há de melhor! Bebida em abundância, a água ajuda a controlar o apetite. É desintoxicante e ajuda o corpo a eliminar gordura.


Outros alimentos anti-calorias

- damasco
- banana
- couve de bruxelas
- melão
- cereja
- chicória
- beringela
- manga
- cogumelo
- cebola
- salsa
- alperce
- pêra
- ameixa
- abóbora
-agrião
- melancia, etc.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Remédios caseiros para baixar os triglicerídeos

Os triglicerídeos são gordura proveniente da alimentação. Eles são o resultado da queima dos carbohidratos de massas, doces e refrigerantes. Quando a quantidade de triglicerídeos está alta, eles são armazenados como tecidos adiposos (gordos), para o caso de serem necessários mais tarde. Quando desenvolve aquelas gordurinhas na barriga, ancas, coxas, etc., na verdade está a armazenar os triglicerídeos que estão em excesso.
As taxas de trigliceríeos devem permanecer até 150 mg por dl de sangue. Entre os 150mg/dl e os 200 mg/dl a situação já é limite. Mais do que isso, já se acende a luz vermelha. Atenção! Os triglicerídeos elevados formam placas de gordura que entopem as artérias. Sabe-se que pessoas com os triglcerídeos altos têm maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Os remédios naturais



Suco de beringela e pepino

Ingredientes

1 beringela (sem casca)
1 pepino (sem casca)
1 copo de água

Preparação

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe.

Utilização

Beba o líquido resultante 1 hora antes do pequeno-almoço, durante 15 dias.
Nota: evite este remédio se tem a tensão muito baixa.


Chá de tangerina

Ingredientes

Casca de 1 tangerina (biológica)
1 chávena (de chá) de água

Preparação

Ferva a casca na água durante 5 minutos. Coe e deixe arrefecer.

Utilização

Beba o chá de tangerina diariamente até o nível de triglicerídeos baixar.


Infusão de dente-de-leão

A infusão de dente-de-leão é um dos remédios caseiros mais conhecidos para baixar os níveis de triglicerídeos e o colesterol ruim.

Ingredientes

1 colher (de chá) de folhas de dente-de-leão
1 chávena (de chá) de água fervente

Preparação

Infunda a planta na água durante 5 minutos e coe.

Utilização

Beba esta infusão durante uma temporada.

Conselhos sobre alimentação

Os alimentos que deve preferir

- leite magro; queijo fresco
- iogurte e coalhada magros
- carnes magras
- peito de frango
- peixes ricos em ómega 3: sardinha; atum; salmão
- óleo de girassol
- cereais: arroz; trigo; centeio; cevada
- feijão; lentilha; grão-de-bico
- fruta fresca; gelatina 0%
- verduras; legumes
- margarina light
- pão integral

Os alimentos que deve evitar

- leite gordo
- manteiga gorda
- frutos do mar
- enchidos
- miúdos (fígado; coração; rim)
- enlatados
- açúcar; chocolate; coco
- bacon
-bolos recheados
- álcool
- fritos
- pizzas; doces; maionese; chantilly
- gema de ovo

E não se esqueça: é fundamental beber água durante o dia. Todos os dias.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Sopa doce de frutos vermelhos

Somos aquilo que comemos. Não há nada mais verdadeiro do que isto. Poderíamos prevenir muitos dos nossos problemas de saúde se fizéssemos uma alimentação correta... E a natureza é tão sábia que nos oferece tudo aquilo que é necessário para vivermos bem, para vivermos melhor, para vivermos com saúde.

Hoje vamos falar dos frutos vermelhos. Tão intensamente coloridos, atraentes e apetitosos. Aqui fica uma interessante lista de alguns dos frutos vermelhos mais comuns e das suas benéficas propriedades.

Morango. Talvez o mais comum. O morango é rico em vitaminas B, C, E e K, betacarotenos, folatos, potássio e fibras. Neutraliza os efeitos cancerígenos do fumo do cigarro. Reduz os níveis de ácido úrico, combate a hipertensão, limpa o aparelho digestivo, é diurético, previne o reumatismo, dissolve cálculos renais, reforça as defesas do organismo e é excelente para a saúde do fígado. Também embeleza a pele e tem poucas calorias. Viu só. Tantos motivos bons para incluir o morango na sua alimentação.

Mirtilo. O mirtilo é rico em antioxidantes que previnem doenças cardiovasculares e diferentes tipos de câncer, além de combater o colesterol e melhorar a circulação. Por isso passe a prestar mais atenção a esta baga roxa.

Framboesa. A framboesa é rica em vitamina C e vitaminas do complexo B, flavonóides e fibra. É excelente para o aparelho digestivo e melhora os transtornos menstruais. Uma boa amiga da mulher, portanto.

Amora. Muito comum à beira dos caminhos rurais. É só ter paciência para a apanhar. O alto conteúdo em vitamina C da amora ajuda a absorver o ferro, estimula o sistema imunológico, reduz os níveis de colesterol e os triglicéridos no sangue e combate a obstipação.

Bom, agora que já se convenceu de que os frutos vermelhos são um tesouro para a sua saúde, vamos lá à receita. Proponho-lhe uma sopa doce de frutos vermelhos. Porque afinal a sobremesa também pode ser sinónimo de saúde. 


Ingredientes

1 copo de açúcar mascavo
1 copo de sumo de frutos vermelhos (da sua preferência, mas procure que seja natural)
2 copos de iogurte natural magro
1 copo de morangos
1 copo de amoras
1 copo de framboesas
1/2 copo de mirtilos

Preparação

Aqueça o açúcar mascavo com o sumo de frutos vermelhos até obter um ligeiro caramelo. Baixe o lume e acrescente o iogurte. Mexa delicadamente. Junte então os frutos vermelhos, em pedacinhos, e deixe cozinhar apenas o tempo suficiente para que fiquem macios. Retire do lume. 

Utilização

Agora é só deliciar-se. Bom apetite. 

terça-feira, 24 de junho de 2014

Batido de proteínas caseiro

Quer ganhar músculo? Beba proteína!

A proteína é a melhor amiga de um corpo bem desenhado, firme e sem gordura. Por isso, hoje quero propor-lhe uma deliciosa receita de batido de proteínas, fácil de preparar e com ingredientes 100% naturais.


Ingredientes

1 copo de leite
1 iogurte
1 colher de cereais (muesli)
1 fatia de queijo cottage
1 banana

Preparação

Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Utilização

Beba em seguida.

Este batido contribui para aumentar a massa muscular, ajuda a controlar o apetite por doces a todas as horas, melhora o humor e dá energia. Anime-se a prepará-lo.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Remédios caseiros para os sinaizinhos de sangue (Nevo Rubi)

Os nevos rubis consistem em pequenas bolinhas de sangue na pele. Aparecem sobretudo no tórax, no pescoço e nos braços e não costumam ter mais do que 2 mm de diâmetro.

Quase toda a gente tem um ou outro sinalzinho de sangue em alguma parte do seu corpo. Surgem sobretudo por uma exposição descuidada ao sol e por falta de cuidados com a pele e são especialmente comuns após os 30 anos de idade. O que acontece é que há pessoas que nem ligam. Outras querem ver-se livres dos seus nevos a qualquer custo. Para estas últimas, há várias soluções. Ou recorrem ao médico, que os removerá cirurgicamente, ou recorrem aos truques caseiros das nossas avós. São três desses truques caseiros que partilho aqui.


Maquilhagem

Este é um bom truque. Pode cobrir os seus nevos com uma base cosmética. Passarão despercebidos.


Óleo de rícino

Molhe uma bolinha de algodão em óleo de rícino e aplique-a sobre o sinalzinho de sangue. Segure-a no local com uma gaze e deixe agir. Repita o tratamento 1 vez por dia, durante 7 dias. Deve usar um algodão e uma gaze novos todos os dias.


Maçã reineta

Centrifugue um pedaço de maçã reineta e recolha o sumo. Aplique o sumo sobre o sinalzinho, 3 vezes por dia. Repita todos os dias, durante 3 semanas. É um truque demorado mas, segundo as nossas avós, muito eficaz. Se for paciente, poderá ver os seus sinaizinhos a desaparecer pouco a pouco.

O melhor é prevenir

- Use sempre um protetor solar para proteger a sua pele dos raios nocivos do sol. Se tem a pele muito branca, cubra-a com tecidos leves durante as horas centrais do dia.

- Faça um peeling natural, com ingredientes adaptados ao seu tipo de pele, de 15 em 15 dias.

- Hidrate a sua pele diariamente.

- Use roupas de algodão ou linho. Evite os tecidos sintéticos.

- Faça uma alimentação saudável, com presença de verduras e frutas frescas.

- Duche-se com água morna ou termine o seu duche com uma enxaguadela de água fresca, para melhorar a circulação cutânea.

sábado, 21 de junho de 2014

Medidas a tomar em caso de calor

Hoje começa o verão! As temperaturas vão começar a subir e não tarda fará muito, mas mesmo muito calor. Daquele calor que nos faz "arder" de cada vez que saímos à rua. Que nos dá até vontade de mergulhar de cabeça no primeiro lago de cisnes que nos aparece pelo caminho. Com os pequenos cisnes lá dentro e tudo.
O excessivo calor do verão apoquenta-nos a todos, mas são as crianças e os idosos aqueles que mais sofrem. Por isso, é útil conhecer uma série de medidas que devem ser tomadas assim que as temperaturas dispararem. Tome nota.


- Refresque-se cada vez que sentir calor e hidrate-se constantemente. Não espere ter sede para beber água (as crianças e os idosos  costumam esquecer-se de ingerir líquidos. Atenção!). Mas evite as bebidas muito frias e açucaradas.

- Evite fazer grandes esforços nas horas mais calorosas. Não passe a ferro ou limpe o sótão nessa altura. Deixe essas tarefas para os momentos mais frescos do dia.

- Vista roupas claras e de tecidos leves. Evite as roupas muito apertadas que, além de serem desconfortáveis, também farão com que sinta ainda mais calor.

- Evite sair à rua durante as horas centrais do dia. Não saia sem um chapéu e use sempre protetor solar.

- Procure passar a maior parte do tempo à sombra e em lugares frescos.

- Se não tem ar condicionado, use uma ventoinha para refrescar a casa. Mantenha as cortinas corridas e as janelas fechadas durante o dia. Abra-as só à noite e durante as primeiras horas da manhã.

- Evite as comidas muito pesadas. Coma pequenas porções de cada vez e prefira verduras e frutas frescas.

- Evite que as crianças e os idosos viagem em carros sem ar condicionado. Jamais os deixe fechados no interior do veículo.

- Peça imediatamente ajuda se se sentir com náuseas ou enjoo por cauda do calor. É melhor prevenir.


Tisana refrescante de flores do verão

Ingredientes

1 pétala de rosa (disponíveis em lojas especializadas em chá)
10 flores de camomila
1 folha de menta
1 rodela de limão
1 chávena (de chá) de água fervente

Preparação

Coloque todos os ingredientes numa chávena e regue-os com a água a ferver. Deixe repousar durante 5 minutos. Extraia as ervas e adoce a gosto com mel.

Utilização

Beba assim ou, se preferir, beba a tisana fresca. Para isso, acrescente uns cubos de gelo ou sumo de maçã gelado.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Remédios caseiros para eliminar o mau cheiro nos pés

Porque é que os pés cheiram?

Pense num dia de calor, durante o verão; correu o dia todo de um lado para o outro. Ai! Pobres pés! Já não podem mais. Estão suados, cansados, quentes, desconfortáveis. Não vê a hora de chegar a casa para se poder descalçar e pôr à vontade. E é a primeira coisa que faz quando se senta no sofá. Mas, logo a seguir, que embaraço! Todos à sua volta se queixam e tapam o nariz. 

E o que é que causa este mau cheiro nos pés?

São as bactérias. Estes bichinhos pequeninos vivem nos seus pés e alimentam-se de pele morta e dos óleos da sua pele. E como adoram ambientes húmidos e fechados, como por exemplo o ambiente transpirado que se cria nos seus ténis ou sapatos fechados quando anda muito e faz calor, as danadas aproveitam o momento para se alimentarem vorazmente, eliminando a seguir substâncias mal cheirosas. Pronto. Está tudo explicado. São essas substancias que causam o odor desagradável.


Lavanda e salva para acabar com o mau cheiro nos pés

Mergulhar os pés numa decocção de lavanda e salva atenua o mau cheiro dos pés provocado pela transpiração excessiva.

Ingredientes

2 colheres de lavanda
2 colheres de salva
2 litros de água

Preparação

Ferva as plantas na água durante 5 minutos. Deixe arrefecer a mistura até uma temperatura agradável e coe. Se quiser, acrescente 2 gotas de tea tree.

Utilização

Introduza os pés na mistura e deixe-se ficar assim durante 20 minutos. No final seque bem a pele, mesmo entre os dedos. Notará a diferença: pés limpos, desodorizados e sãos.

Conselhos:

- Lave os pés todos os dias. A higiene diária é a melhor prevenção

- Com ténis ou sapatos fechados use meias de algodão. O algodão absorve a transpiração e permite que os seus pés respirem.

- Não use o mesmo par de sapatos todos os dias. Isto agrava o problema. Alterne os sapatos e deixe os sapatos usados ao sol durante um bocado para matar os germes.

- Caminhe com os pés descalços. Deixe que os seus pés se ventilem, caminhando na areia ou na relva, especialmente durante o verão.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Remédios caseiros para baixar o ácido úrico

O ácido úrico é um químico criado quando o corpo decompõe umas substâncias chamadas purinas, que se encontram em alguns alimentos e bebidas como as anchovas, a cavala, o feijão seco, a cerveja, etc.

A maior parte do ácido úrico produzido dissolve-se no sangue e viaja para os rins, sendo depois eliminado através da urina. Mas se o corpo produzir demasiado ácido ou não o eliminar suficientemente, podemos adoecer (a gota, por exemplo, é causada pelo excesso de ácido úrico). 

O acúmulo de ácido úrico no sangue chama-se hiperucemia.

A alimentação errada é a principal responsável pela formação de ácido úrico. Por isso, se sofre deste mal, saiba quais os alimentos que deve preferir e quais os que deve evitar.

Alimentos que deve preferir: 

- carne de vaca, galinha, pato
- carapau, pescada, pargo corvina
- maçã, pêra, banana, laranja, melão, melancia
- água, chás fracos, leite magro
- alface, cenoura, grelos, nabo, agriões, couve, feijão verde
- arroz, massa, pão, tostas, bolos secos, batatas, ovos, azeite, queijo fresco, margarina

Alimentos que deve evitar ou consumir moderadamente:

- carnes jovens (vitela, frango)
- miúdos (rins, fígado, coração)
- enchidos e bacon
- sardinha, cavala, conservas, ovas de peixe
- ananás, cereja, limão
-chocolate, cacau, café, cerveja
- doces e bebidas açucaradas
- ervilhas e favas
- azeitonas e queijos secos

A ajuda natural

A "água de alho" não é uma bebida muito agradável ao paladar, mas é um remédio muito eficaz. Por isso, se se atrever, experimente tomá-la durante algum tempo e depois avalie os resultados.

Água de alho

Ingredientes

1 dente de alho
1 chávena (de chá) de água

Preparação

Amasse o dente de alho e deixe-o de molho na água durante 5 horas. Coe a mistura.

Utilização

Beba o líquido resultante, em duas vezes.

A "água de arandos vermelhos" é uma bebida de sabor mais agradável que a "água de alho" e igualmente eficaz. Por isso, se tem um gosto delicado, opte por esta bebida e tome-a algumas vezes por semana, durante uma temporada.

Água de arandos vermelhos

Ingredientes

1 colher de arandos vermelhos secos
1 chávena (de chá) de água

Preparação

Ferva a água, acrescente os arandos vermelhos e deixe repousar durante 15 minutos. Coe a mistura.

Utilização

Beba o líquido resultante.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Chá de salvia para acalmar os nervos

A palavra salvia deriva do latim salvere e significa "estar de boa saúde". Antigamente havia até um provérbio que dizia: "Cur moriatur homo cui salvia cresit in horto?", isto é, "Porque deveria morrer um homem que tem salvia no seu jardim?".

Mas o uso da salvia como planta medicinal não se ficou pela antiguidade. Hoje em dia ela continua a ser utilizada  no mundo inteiro. Na medicina tradicional chinesa, por exemplo, a infusão de salvia é considerada uma bebida "Yin", capaz de acalmar e equilibrar o sistema nervoso. Por esta razão, é muito recomendável a sua utilização por pessoas que sofram de ansiedade ou tenham uma depressão leve.


Ingredientes

1 colher (de chá) de salvia
Sumo de 1/2 limão
Mel de lavanda
1 chávena (de chá) de água fervente

Preparação

Infunda a salvia na água fervente durante 5 minutos e coe. Deixe arrefecer um pouco e acrescente o sumo de limão. Adoce a gosto com o mel de lavanda.

Utilização

Beba esta infusão uma vez por dia, antes da refeição principal.

domingo, 15 de junho de 2014

Batido de frutas revitalizante

O trabalho, a lida da casa, os filhos, o marido, o calor... enfim, as suas forças estão a esgotar-se. Não aguenta mais. Precisa urgentemente de uma injeção de vitalidade. Calma!  Veio ao sitio certo. O seguinte batido é a resposta ao seu pedido de socorro. Veja.

Além de nutritivo e delicioso, o batido de morangos e banana é uma injeção de vitalidade para o seu organismo. Os morangos contêm antioxidantes, uma excelente fonte de energia, e as bananas são ricas em potássio, um mineral que favorece o rendimento físico.


Ingredientes

5 morangos
1 banana
1 copo de leite 
1 colherzinha de açúcar

Preparação

Lave os morangos, pele e corte a banana. Coloque as frutas no copo da varinha mágica, acrescente um copo de leite e triture durante um ou dois minutos, até obter um preparado cremoso. Acrescente 1 colherzinha de açúcar e mexa bem.

Utilização

Beba ao pequeno-almoço, para ganhar a energia que lhe permitirá enfrentar o dia com mais vigor e melhor disposição.

sábado, 14 de junho de 2014

Confecionar uma "meia de sementes"

As "meias de sementes" confecionam-se rapidamente e servem para aliviar as dores musculares, minorar os incómodos provocados pela menstruação, mitigar a artrose, acelerar a desaparição de um terçolho, etc. Convém aquecer a "meia de sementes" no microondas ( não mais de 2 minutos) juntamente com um copo cheio de água, para equilibrar o nível de humidade.

Preparação

Pegue numa meia de algodão que já não use (e que esteja limpa) e encha-a com arroz cru ou sementes de trigo ou de linhaça. Não encha a meia demasiado; deixe algum espaço para que as sementes se possam mover livremente dentro da meia.

Para que as sementes não se escapem de dentro da meia, uma vez cheia, dê um nó na ponta (se a meia for comprida) ou então coza a extremidade com pontinhos miúdos.

Ponha a meia no microondas, tal como indicado acima.

Agite a meia para que os grãos repartam o calor entre si por igual.

Aplique a meia à parte do corpo que deseja tratar (antes, verifique a temperatura).



Sugestão: a "meia de sementes" também pode ser usada para fazer terapia, por exemplo, a uma mão. Para isso, confecione uma "meia de sementes" mais pequena. Uma vez pronta, coloque-a na palma da mão e amasse-a suavemente, tal como faria com uma pequena bola de fisioterapia. 

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Remédio caseiro para a boca seca

Se sofre com a secura na boca significa que não produz saliva suficiente para manter a sua boca húmida.
O gengibre tem muitas propriedades medicinais, entre elas, a capacidade de aumentar a produção de saliva. Por isso, se costuma ter a boca seca, um enxaguamento com infusão de gengibre é um bom remédio para si. Faça-o uma vez por dia e notará os bons resultados.

Ingredientes

2 fatias finas de gengibre fresco
1 chávena (de chá) de água

Preparação

Ferva a água e acrescente as fatias de gengibre. Deixe em infusão durante cerca de 10 minutos (para obter uma dose eficaz de substâncias ativas). Coe o preparado.

Utilização

Enxagúe a boca com o líquido obtido. Faça-o após a refeição principal.


Outros conselhos para prevenir a boca seca

- Beba água ou bebidas sem açúcar com frequência.

- Evite o café e as bebidas com cafeína.

- Chupe rebuçados sem açúcar para estimular a produção de saliva.

- Evite o cigarro e o álcool.

- Evite os alimentos muito condimentados ou salgados.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Água de pêras contra os cálculos (pedras) na bexiga

A maioria das pedras (cálculos) que se formam na bexiga são tão pequeninas que o organismo as elimina facilmente sem se dar por elas. Outras, embora pequeninas, podem provocar uma dor intensa por causa dos seus bordos afiados.

Mas, porque é que às vezes se formam pequenas pedras na nossa bexiga?

Bom, aquilo que se sabe é que estas pedrinhas têm mais propensão a formar-se durante os meses de verão, provavelmente porque transpiramos muito e por isso perdemos mais líquido, o que faz com que a nossa urina se concentre. Então já vê a necessidade de beber água com frequência, especialmente nos dias de mais calor. As pessoas que bebem muita água, pelo menos 6 a 8 copos por dia, têm menos hipóteses de sofrer com este problema das pedrinhas na bexiga.

Quais são os seus principais sintomas?

Entre os principais sintomas, temos a dificuldade e dor ao urinar e também as infeções urinárias.

Existe algum tratamento caseiro contra as pedras na bexiga?

Sim, desde que se trate de pedras pequeninas. Neste caso, beber uma boa quantidade de água de pêras aumentará a micção, o que fará com que as pedrinhas sejam expulsas sem danos através da urina.

Preparação da água de pêras

Ingredientes

3 pêras cortadas em pedaços grandes
1 litro de água

Preparação

Ferva as pêras na água durante 15 minutos. Retire do lume e deixe repousar durante 2 horas. Coe, espremendo bem as pêras.

Utilização

Divida o líquido resultante em 4 doses e beba ao longo do dia. Repita o tratamento durante uma temporada, para limpar as vias urinárias.


Dica: não desperdice a pêra cozida. Triturada com a varinha mágica, dá um excelente puré para a sua sobremesa ou lanche.

Conselho: apenas se consideram aqui as pedras pequeninas que às vezes surgem na bexiga. No caso de cálculos maiores, só o seu médico a poderá orientar. Felizmente, hoje em dia, técnicas modernas como os raios laser ou as ondas de choque já permitem tratar deste problema sem maiores sofrimentos.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Calcular o dia da ovulação

A ovulação é o momento mensal favorável para conceber um filho. Durante o ciclo menstrual, a mulher tem apenas cerca de 25% de hipóteses de engravidar. Por isso, se está à procura de bebé, é fundamental que saiba como calcular a data provável da sua ovulação, para assim poder aumentar as suas chances de engravidar.

O ciclo menstrual

O ciclo menstrual é composto de 3 fases: a fase folicular (que dura cerca de 14 dias, 5 dias dos quais correspondem à menstruação propriamente dita); a fase ovulatória (ovulação, que dura cerca de 24 horas); e a fase luteínica (que são os últimos 14 dias do ciclo).
Porém, os dados acima são válidos para um ciclo de 28 dias. Ora, acontece que muitas mulheres não têm um ciclo tão certinho assim; afinal o corpo da mulher não é nenhum relógio suisso. Assim sendo, como calcular então o dia provável da ovulação?

Deve saber o seguinte: em algumas mulheres a fase folicular pode ser mais curta ou mais longa e então a ovulação terá lugar mais cedo ou mais tarde dentro do ciclo menstrual. Mas a fase lútea dura sempre cerca de 14 dias. E é esta informação que lhe permitirá calcular a sua ovulação.

Assim, para determinar o dia da sua ovulação deve subtrair 14 dias à duração habitual do seu ciclo menstrual. Por exemplo:

Para um ciclo curto de 22 dias, a ovulação terá lugar no dia 8 do ciclo (22-14=8).

Para um ciclo normal de 28 dias (ideal), a ovulação terá lugar no dia 14 do ciclo (28-14=14).




Para um ciclo longo de 32 dias, a ovulação terá lugar no dia 18 do ciclo (32-14=18).

E quais são os dias mais férteis do mês, isto é, aqueles em deverá ter relações com vista a conseguir uma gravidez?

O chamado período fértil vai para além do próprio dia da ovulação. Explico-lhe porquê. É que os espermatozóides podem viver cerca de 4 a 5 dias no interior do corpo da mulher e o óvulo libertado dura cerca de 24 horas. Assim, o período fértil começa cerca de 4 dias antes da ovulação e termina cerca de 24 horas depois da ovulação. E é durante este período que deve intensificar os seus treinos.

Alguns sintomas da ovulação:

- Algumas mulheres podem sentir uma moinha num dos lados da parte inferior do abdómen, que provavelmente terá a ver com o rompimento do folículo e libertação do óvulo.

- O muco cervical (segregado pelo útero) torna-se mais claro e fluido, para facilitar as relações sexuais e a deslocação dos espermatozóides em direção ao óvulo.

- A temperatura do corpo aumenta algumas décimas de grau (0,3ºC, mais ou menos).

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Dieta para engordar

Apesar da maioria das mulheres se esforçarem todos os dias para perder peso, também há mulheres que não conseguem engordar nem uma grama, por mais que o tentem. Se você é uma dessas mulheres que não conseguem engordar e a sua magreza excessiva a deixa triste e complexada, aqui lhe deixo um exemplo de dieta calórica para que faça uma ideia de como deve comer para atingir mais facilmente o seu objetivo. Ou pelo menos tentar.

A dieta aumenta quilos consiste em comer 5 vezes por dia, escolhendo combinações de alimentos que resultem calóricas, para que o seu corpo esteja bem alimentado.


Um exemplo de dieta calórica

Pequeno-almoço

Papas de aveia feitas em leite e adoçadas com mel
1 torrada com manteiga e doce
Café ou infusão (adoçados)
1 peça de fruta

A meio da manhã

Sumo ou café ou infusão (adoçados) com:

1 fatia de pão com doce ou manteiga de amendoim
                         ou
1 sandes de fiambre e queijo
                         ou
1 sandes de atum com maionese e alface
                         ou
1 punhado de frutos secos

Almoço

Massa, batatas ou arroz
Ovos mexidos ou a sua carne preferida
Salada temperada com azeite ou maionese
Queijo e/ou sobremesa
Pão
Café ou infusão (adoçados)

A meio da tarde

Escolha entre uma das sugestões dadas para o lanche do meio da manhã.

Jantar

Sopa de verduras com batata ou um rico creme de legumes
Peixe guarnecido com arroz ou batatas
1 coalhada com mel
Pão
Infusão de camomila ou cidreira (adoçadas)

Dica: Antes de se deitar pode beber um copo de leite quente com mel e, se lhe apetecer, acompanhá-lo com umas bolachas tipo Maria.

Lembre-se: Antes de começar qualquer dieta, deve falar com o seu médico.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Tratamento caseiro para a Tensão pré-menstrual (TPM)

O que é a Tensão pré-menstrual (TPM)?

Acontece todos os meses. A maioria das mulheres em idade fértil experimentam uma série de sensações antes de lhes vir o período. Se também sofre de TPM, é possível que durante esta fase se sinta inchada ou com cólicas, por exemplo. E com um mau humor tão terrível que, quando dá por ela, está a discutir com a sua melhor amiga.



Sintomas da Tensão pré-menstrual:

- acne
- dores nas costas
- barriga inchada
- prisão de ventre
- depressão
- ansiedade
- irritação
- dor de cabeça
- sensação de cansaço
- seios sensíveis e inchados
- falta de concentração
- dificuldades para dormir
- mãos e pés inchados
- aumento de peso

Estes e outros sintomas manifestam-se geralmente durante a segunda fase do período, uns dias antes da chegada da menstruação, e desaparecem quando ela começa.

O que é que causa a TPM?

Ninguém sabe ao certo qual a causa ou as causas da TPM. Mas pensa-se que o desiquilibrio entre os estrogénios e a progesterona, com um ligeiro aumento dos primeiros durante a segunda fase do ciclo menstrual, explicaria a TPM. Este desiquilibrio entre as duas hormonas provoca uma retenção de líquidos, com aumento de peso e inchaço generalizado, que seria responsável pela tensão sentida.

Remédios caseiros para combater a TPM

A medicina caseira oferece algumas boas receitas para lutar contra esta inimiga mensal da mulher. Veja.


Batido de banana

Ingredientes

1 banana
1 copo de leite de soja
1 pauzinho de canela

Preparação

Bata a banana e o leite de soja no liquidificador até obter um preparado suave. Deite num copo alto e decore com o pauzinho de canela. 

Utilização

Beba todos os dias, durante a semana que precede a menstruação.


Infusão de framboesa

Ingredientes

1 saqueta de chá de framboesa
1 chávena de água fervente

Preparação

Infunda a saqueta na água fervente durante 5 minutos.

Utilização

Beba todos os dias, durante a semana que precede a menstruação.

Outros bons conselhos que a podem ajudar:

- faça uma dieta equilibrada
- coma pouco e com mais frequência
- consuma frutas e verduras frescas
- ingira pouco sal e pouco açúcar
- reduza o consumo de café, tabaco e álcool
- use roupa cómoda
- use calçado plano e confortável
- pratique exercício físico moderado
- dedique-se a alguma atividade de que goste e que a entretenha

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Tratamento caseiro para as cicatrizes

Quando fazemos uma ferida, esta cobre-se de um tecido seco e duro, chamado crosta. A função desta crosta é proteger a pele enquanto ela se "repara" a si própria. No final desse processo, a crosta cai, deixando atrás de si uma pele reparada e, às vezes, também uma pequena cicatriz rosada ou acastanhada.

Observe a sua pele. Quase de certeza que vai descobrir uma ou duas pequenas cicatrizes. Não é nada de mais. Todas nós as temos. Porquê? Porque muitas coisas deixaram essas marcas na nossa pele. Um corte no dedo enquanto cortavamos os legumes, um arranhão, o passo da acne. Enfim, as cicatrizes fazem parte da nossa vida. Habituamos-nos a elas. Esquecemos-nos de que estão ali. Ou então não. Tudo depende do lugar onde elas se encontram. Se mais à vista ou menos à vista.

Se tem uma pequena cicatriz mais ou menos visível e quer melhorar a sua aparência, agora pode. Veja o seguinte remédio que promete ajudá-la a esbater e a melhorar a aparência das suas cicatrizes. Obviamente, apenas se consideram pequenas cicatrizes superficiais.

Ingredientes

5 cápsulas de vitamina E (regenera a pele)
1 colherzinha de mel (é anti séptico)
1 colherzinha de óleo de amêndoas doces (é branqueador)
3 gotas de tea tree (é anti bacteriano e regenerador)

Preparação

Misture bem todos os ingredientes.

Utilização

Aplique sobre a cicatriz. Deixe atuar durante o maior tempo possível e depois lave com água morna. No final, não se esqueça de hidratar a sua pele. Repita o tratamento durante uma temporada, até a cicatriz melhorar.


terça-feira, 3 de junho de 2014

Tratamento caseiro para as pernas inquietas (e cãibras)

Às vezes parece que as minhas pernas têm "bichos-carpinteiros". Especialmente à noite, na cama. É um desassossego. Não conseguem parar quietas. Constantemente de um lado para o outro, para cima, para baixo, parecem ser "completamente indomáveis". Também já lhe aconteceu?! Então veja o seguinte remédio natural que descobri há tempos. É muito simples e curioso, mas funciona. 



- Vai precisar apenas de um sabonete Ivory, aquele sabonete ao qual juntam ar durante o processo de fabricação. Faça assim: coloque o sabonete ao fundo da sua cama, sob os lençóis. A presença do sabonete tem o poder de acalmar a inquietação das pernas. E até de impedir as cãibras. Portanto, se sofre de qualquer um destes transtornos, já sabe. Só tem que arranjar um sabonete com estas caracteristicas e colocá-lo no lugar indicado. Remédio mais simples, fácil e inócuo, não há!


segunda-feira, 2 de junho de 2014

Remédios caseiros contra a ansiedade

A ansiedade é esse medo desmesurado, sem motivo, que todas já sentimos alguma vez na vida. Antes de um exame, de uma entrevista de trabalho, de uma consulta ou de uma cirurgia. Enfim, ocasiões não faltam. E remédios caseiros para enfrentar esses dias com mais serenidade também não. Confira.

Mel, um doce remédio contra a ansiedade

O mel é um calmante natural do sistema nervoso. Contrariamente ao açúcar refinado, que excita, o mel acalma e reequilibra o organismo. Por isso é muito recomendável para as pessoas ansiosas e stressadas. Se é o seu caso, tome várias vezes por dia 1 colher (de café) de mel, assim puro, ou então diluído num copo de água quente. Como preferir e se der melhor.



Banho anti-ansiedade

Este é o meu truque preferido anti-ansiedade. Faça assim: numa meia de nylon, que já não use, coloque um punhadinho de flores de camomila e um punhadinho de tília. Feche a meia com um nó e coloque-a no fundo da sua banheira. Encha a banheira com água quentinha. Deixe a meia infundir na água durante alguns minutos. Em seguida, meta-se no banho. Use a meia cheia com as plantas para massajar delicadamente o corpo todo. Depois, deixe repousar a meia sobre si durante uns minutos mais, enquanto relaxa. Finalmente, saia do banho, devagarinho, e seque-se com uma toalha macia. Verá como após este banho agradável, calmante e aromático, encara as coisas de outra maneira!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...