sábado, 6 de dezembro de 2014

Truques de beleza e saúde com Sal de Epsom

O que é que queimaduras de sol, lábios secos ou picadas de insetos têm em comum? Tudo isso pode ser tratado com sal de Epsom. Composto de magnésio e sulfato, o sal de Epsom é um produto natural que pode ser usado para tratar desde a pele seca  ao inchaço dos pés.


Mais volume para o cabelo

Acrescente sal de Epsom ao amaciador e ajude a libertar o seu cabelo do excesso de óleo, deixando-o mais solto e com um volume extra. Crie o seu próprio volumizador caseiro, misturando sal de Epsom e amaciador em partes iguais. Aplique nos cabelos depois de lavados e deixe atuar durante 15 minutos. Enxagúe bem com água morna. Repita este tratamento uma vez por semana.

Alivio para as queimaduras de sol

As propriedades anti-inflamatórias do sal de Epsom tornam-no adequado para aliviar a irritação das queimaduras de sol (leves). Misture 2 colheres (de sopa) de sal de Epsom com 1 copo de água. Verta a mistura numa garrafa com spray e pulverize sobre a zona afetada.

Solução para os lábios secos

Se os seus lábios estão muito secos, ofereça-lhes um tratamento à base de sal de Epsom. Combine 1 colherzinha de sal de Epsom com 1 colherzinha de vaselina. Aplique a mistura nos lábios e esfregue delicadamente. O preparado ajuda a remover as pelezinhas secas e deixa os lábios mais hidratados, plenos e saudáveis.

Pedicure em casa

Cuide dos seus pés em casa com a ajuda do sal de Epsom. Misture 1/2 chávena de sal de Epsom numa bacia com água morna e sabão. Amoleça os pés durante alguns minutos, esfregando-os suavemente dentro da água. Depois, corte as unhas e empurre as cutículas. Volte a meter os pés na água mais alguns minutos, retire e seque-os bem. As propriedades do sal de Epsom  vão ajudar a suavizar a pele áspera e calejada, deixando os seus pés suaves e frescos.

Remédio para as picadas de insetos

Alivie a dor e o inchaço de uma picada de inseto usando uma compressa anti-inflamatória de sal de Epsom. Misture 2 colheres (de sopa) de sal de Epsom com 1 copo de água fria e mergulhe um pano de algodão na solução. Aplique a compressa na área afetada. Sentirá alivio imediato.

Limpeza facial profunda

As propriedades esfoliantes do sal de Epsom ajudam a limpar profundamente os poros. Para uma limpeza facial, misture 1/2 colher (de chá) de sal de Epsom com uma pitada de creme de limpeza. Aplique no rosto com movimentos circulares, lave com água fria e seque bem.

Sais de banho caseiros

Diga adeus aos sais de banho  caríssimos. A partir de agora pode fazer os seus próprios sais de banho misturando 2 chávenas de sal de Epsom com algumas gotas de corante alimentar e umas gotas do seu perfume preferido. Guarde num frasco de vidro e use uma mão cheia da mistura para cada banho.

Esfoliação corporal

Para uma esfoliação do corpo combine 2 chávenas de sal de Epsom com 1/4 de chávena de vaselina. Esta mistura funciona bem em peles muito secas e difíceis. Se quiser, acrescente à mistura umas gotas de colónia de lavanda, para uma sensação mais agradável.

Inchaço e outros problemas nos pés

A capacidade do sal de Epsom para reduzir o inchaço e aumentar a circulação faz com que seja um tratamento ideal para uma série de problemas relacionados com os pés: dores nas articulações, pés inchados, fungos nos pés e maus cheiros podem ser melhorados mergulhando os pés durante um quarto de hora num banho de pés com água quente e sal de Epsom.

Nota: está desaconselhado o uso de sal de Epsom em mulheres grávidas e pessoas com doença renal.

2 comentários:

  1. Que interesante Isabel esta sal es un verdadero lujo,sera bueno tenerla en casa.
    Un beso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, Tita.

      Beijinhos

      Bom fim de semana.

      Isabel Gomes

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...