segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Pastilha elástica: faz bem ou faz mal?

Quem nunca mascou uma pastilha elástica ao menos uma vez na vida? Provavelmente já todas nós nos divertimos a fazer e a rebentar bolinhas coloridas. E, na verdade, mascar pastilha elástica não faz bem nem mal, desde que esse costume não se torne num vicio diário.

Então, confira aqui as vantagens e as desvantagens deste doce tão divertido, que existe em centenas de cores e sabores.


Vantagens

Um calmante contra a ansiedade pela comida: se está a dieta, ou já tem muita fome mas ainda não pode comer, a pastilha ajudá-la-à a acalmar a ansiedade pela comida. Mesmo que não esteja a comer verdadeiramente, o seu corpo vai pensar que sim está a comer, o que faz com que sinta certa sensação de saciedade. Como é óbvio, isto não é algo que deva fazer o tempo todo, mas em situações pontuais, quando começou uma dieta e quer evitar comer demais, ou quando tem que aguentar ainda um pouco até poder ir jantar, em situações assim, mascar pastilha pode ser um truque válido.

Para controlar o nervosismo: quando está em época de exames, a pastilha elástica pode ser uma boa aliada para acalmar o nervosismo prévio, já que é uma maneira de expulsar os nervos para longe de si e poder concentrar-se no estudo.

Contra o mau hálito: depois de uma refeição abundante e muito condimentada, e se não pode lavar logo os dentes, uma simples pastilha de hortelã pode ajudá-la a refrescar o hálito. 

Desvantagens

A pastilha elástica não é um alimento e por isso não é boa ideia abusar dela. O facto de enganar o estômago, fazendo-o crer que está a comer, pode acalmar momentaneamente a sensação de fome, mas também faz com que entre ar no estômago, causando gazes, acidez e irritação intestinal.

O facto de mascar pastilha constantemente pode causar desgaste nos dentes molares, já que se trata de uma ação repetitiva durante vários minutos. 

Não há dúvida que as pastilhas elásticas são uma delicia e que fazer bolas pode ser muito divertido, mas não exagere. Tudo tem os seus limites. Como último conselho, lembre-se que também para mascar há momentos oportunos. Não masque pastilha elástica durante as refeições, nas aulas ou num ambiente formal. Se as pastilhas lhe servem para libertar os nervos, masque antes.

4 comentários:

  1. Quem o não tiver feito já que atire a primeira pedra. :)
    Quando viajo de avião costumo levar uma para mascar e descomprimir a pressão nos ouvidos. E dá resultado.
    Obrigada, Isabel, por mais este post.
    Aproveito para lhe desejar desde já um bom Natal.

    Bj

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olinda. Outra das vantagens da pastilha elástica: descomprimir a pressão nos ouvidos. Obrigada por ter partilhado mais este truque.

      Bom Natal para si também.

      Beijinhos

      Isabel Gomes

      Eliminar
  2. Acho que se tudo for tomado com a devida regulação não há qualquer problema. É importante é não abusar :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso Miguel. Equilíbrio. Tudo com conta, peso e medida.

      Beijinhos

      Isabel Gomes

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...