quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Chá de carqueja para emagrecer, limpar a pele e muito mais...

A carqueja, também conhecida como flor-de-carqueija, é uma planta medicinal muito usada para tratar a constipação e transtornos digestivos. O seu nome cientifico é Baccharis trimera e é muito comum em zonas montanhosas, como a Serra da Estrela. Para além do seu uso medicinal, esta planta também foi usada antigamente como forragem para o gado, sobretudo durante o inverno, e como combustível para os fornos de pão, por ser altamente inflamável.


As suas flores são comestíveis e é famoso em Portugal o tradicional arroz de carqueja.

Propriedades da for de carqueja

Limpeza do organismo: a carqueja é uma planta diurética com extraordinárias capacidades para manter o corpo limpo e, portanto, saudável.

Emagrecimento: o chá de carqueja é muito útil para emagrecer já que, ao purificar o organismo, ajuda o corpo a livrar-se da gordura em excesso.

Colesterol: devido às suas propriedades depurativas, o chá de carqueja também é recomendado para baixar o colesterol alto e os triglicéridos.

Pele saudável: um organismo limpo é sinónimo de uma pele bela e sã. A infusão de carqueja ajuda a tratar acne, pele seca e apagada, erupções, etc.

Problemas de fígado: uma das maiores virtudes do chá de carqueja é a sua ação benéfica sobre o fígado. Se sofre com cólicas biliares ou secreção insuficiente da bílis beba infusão de carqueja.

Rins saudáveis: a carqueja é uma planta com propriedades diuréticas e por isso muito recomendada para purificar os rins.

Estômago em ordem: a infusão de carqueja é muito eficaz para manter o estômago em boas condições. Tome antes de uma refeição copiosa para auxiliar a digestão.

Alergias: num organismo limpo não há lugar para alergias.  Se evitar chocolates, enchidos, açúcar refinado e outros alimentos que causam alergias e tomar infusão de carqueja, verá como as alergias vão rapidamente por onde vieram.

Elixir da juventude: em alguns lugares do mundo o chá de carqueja é usado para manter a juventude e prolongar a vida.

Circulação sanguínea: o chá de carqueja promove uma boa circulação do sangue.

Parasitas intestinais: uma boa infusão de carqueja ajuda a eliminar os parasitas intestinais.

A carqueja tem também ppropriedades anti-reumáticas, anti-sépticas e pode ser usado externamente para limpar feridas e outras afeções da pele.

Infusão de flor de carqueja para purificar o corpo e emagrecer

Para purificar o fígado e facilitar a eliminação adequada de toxinas e gordura acumulada, prepare esta infusão.

Ingredientes

1 colher (de sopa) de flor de carqueja
1 l de água

Preparação

Leve a água ao lume e quando começar a ferver acrescente a carqueja. Deixe ferver durante 5 minutos, retire e deixe repousar durante 5 minutos mais. Coe.

Utilização

Beba duas chávenas da infusão por dia, uma em jejum e outra antes de se deitar.

Nota: grávidas e mulheres que amamentam não devem beber o chá de carqueja.

4 comentários:

  1. Mais umas sugestões fantásticas, é impressionante como a flor de craqueja tem tantos benefícios :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel!

      É, a carqueja é uma planta maravilhosa. As suas flores amarelas são boas para quase tudo. E adoçado com mel até que é uma bebida agradável.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar
  2. Tenho gordura no fígado como fazer o chá para a limpeza do mesmo?

    ResponderEliminar
  3. A alcachofra é protetora do fígado e é especialmente útil para ajudar o fígado a eliminar a gordura acumulada nas suas células. Adquira alcachofra numa ervanária e prepare e tome o chá de acordo com as instruções da embalagem.

    Isabel Gomes

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...