segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

5 remédios naturais que encontra na sua cozinha

De certeza que no armário da sua cozinha tem café, chá ou pimenta. Mas sabia que pode usar estes produtos para curar alguns dos seus incómodos habituais? Dores de cabeça, aftas ou picadas de insetos: descubra quais são os ingredientes mágicos que deve ter sempre à mão.

Picadas de insetos: Vinagre branco

Todos os meses de verão é a mesma coisa: as picadas de melga ardem-lhe terrivelmente e não tem à mão nenhum creme que as possa acalmar de forma eficaz. Neste caso o vinagre branco é a cura ideal para si: rico em acido acético, consegue acalmar o prurido em minutos.


Remédio: em caso de picadas de insetos, embeba uma compressa em vinagre branco e aplique-a durante alguns minutos na zona afetada. Repita 2 ou 3 vezes por dia.

Aftas: saquinhos de chá

As incomodativas aftas! Abusou das nozes e agora tem aftas na boca? Socorra-se do chá. Os taninos do chá (especialmente os do chá verde) têm efeitos adstringentes que secam as aftas na sua boca, aliviam a dor causada pelas lesões e aceleram a cura.


Remédio: mergulhe um saquinho de chá em água, esprema-o ligeiramente e, em seguida, aplique-o diretamente contra a afta. Deixe atuar durante alguns minutos. Repita diariamente até que a afta desapareça por completo.

Dores: pimenta de caiena

A pimenta de caiena ajuda a acalmar as dores. Porquê? Porque contém um ativo chamado capsaicina que possui um efeito analgésico que permite atenuar as dores articulares (artrose...) e algumas dores musculares.


Remédio: misture 1 colher (de chá) de pimenta de caiena com 1 colher (de chá) de óleo vegetal. Mexa bem, aplique a mistura sobre a zona dolorida e coloque uma gaze em cima. Esta é a melhor compressa quente 100% natural que ajuda a acalmar a dor.

Nota: no fim, não se esqueça de enxaguar bem a zona com água morna e de aplicar o seu hidratante habitual, para evitar que a pele se resseque em excesso.

Dores de cabeça: café

Normalmente pensamos que o café provoca dores de cabeça, mas afinal... é o contrario. Vários estudos demonstraram os efeitos analgésicos da cafeína. Um cafezinho pode ajudá-la a acabar com a sua dor de cabeça. Simples assim.


Remédio: beba um café bem forte, de preferência sem açúcar nem leite e, se possível, antes das 16 horas.

Azia: bicarbonato de sódio

Sabia que o bicarbonato de sódio alimentar é o remédio perfeito para superar a azia? Graças ao seu PH elevado, o bicarbonato de sódio ajuda realmente a neutralizar o ácido clorídrico responsável pelo ardor. 


Remédio: dissolva 1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio num copo de água. Beba em seguida.

Nota: porém, não abuse deste remédio simples. Use-o com parcimónia, apenas em situações pontuais, para evitar fragilizar o equilíbrio ácido-base do estômago.

2 comentários:

  1. Mais uma vez um post repleto de dicas extraordinárias. É sempre interessante ficar a conhecer um bocadinho mais de produtos simples que nos podem ser tão úteis :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Miguel.

      Pois é, às vezes a solução para os nossos pequenos incómodos do dia a dia é mais fácil e está mais à mão do que aquilo que pensamos. Nem sempre é precisa uma receita para obter alivio.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...