quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Tatuagens. São para sempre?

As tatuagens passaram a ser uma moda. Quer sejam discretas ou cubram toda uma parte do corpo, todas as tatuagens contam uma história. Marcar a pele com tinta indelével é uma atitude forte, uma maneira de controlar um corpo que vai escapando ou de gravar para sempre uma lembrança, uma alegria, uma dor. 

Se também você está decidida a fazer uma tatuagem, há algumas regras de ouro que deve ter em conta:


1 - Medite serenamente a decisão de fazer uma tatuagem assim como o desenho, já que este vai fazer parte da sua própria pele.

2 - Faça a tatuagem num estúdio devidamente homologado pelas autoridades de saúde.

3 - Tenha a certeza de que o profissional que a vai tatuar está artisticamente capacitado.

4 - Exija sempre tintas homologadas em Portugal, ou ao menos na Europa.

5 - Tire uma fotografia dos frascos de tinta que forem usados e guarde-a indefinidamente. Assegure-se de que figura a marca do fabricante, o número de registo sanitário, o lote, etc.

6 - A cor vermelha é a que pode chegar a causar mais problemas de intolerância, tanto a curto como a longo prazo.

7 - Contrariamente, a cor negra a partir do carvão é o pigmento mais usado e o mais seguro, sendo raro que cause efeitos adversos.

8 - Por se no futuro deseja apagar a sua tatuagem (acontece mais do que aquilo que imagina!), as tatuagens de cor negra e vermelha são as mais fáceis de apagar, enquanto que  a cor amarela, azul clara e branca são as mais difíceis.

9 - O método mais eficaz e seguro para eliminar uma tatuagem é o laser Q-Switched. Mas lembre-se que nem todos os equipamentos são tecnologicamente iguais, pelo que a sua eficácia não é a mesma.

10 - Os médicos em geral e os dermatologistas em particular, são os profissionais mais qualificados para eliminar as tatuagens com garantias técnicas e sanitárias.

Meditou, ponderou e acabou de fazer uma tatuagem? Então veja como proceder para conseguir que ela fique o mais bonita possível e a cura seja a melhor:

- Siga estritamente os conselhos do tatuador.

- Deixe a venda colocada pelo tatuador durante o tempo indicado por ele. Uma vez retirada a venda não a coloque novamente e deixe a sua pele respirar.

- Para lavar, humedeça a zona tatuada com água morna e sabonete neutro e enxagúe delicadamente.

- Aplique a pomada recomendada pelo tatuador ou dermatologista durante o tempo determinado.

- Hidrate a zona para evitar que a pele pique ou repuxe. O Bepanthol parece ser o hidratante mais usado porque, além de hidratar, também ajuda na cicatrização. Aconselhe-se com o seu tatuador.

- Nunca arranque a crosta que se forma já que isso atrasaria o processo de cicatrização e poderia apagar a cor.

- Evite arranhar a tatuagem ou tocá-la com as mãos sujas.

- Evite os banhos de mar ou piscina durante as primeiras semanas. Mesmo o  duche deve ser de curta duração. Evite também a sauna e os banhos de vapor.

- Evite expor tatuagens recentes ao sol, já que a pele poderia reagir negativamente.

- Durante o período de cicatrização evite ingerir alimentos que lhe possam causar alergias cutâneas como: carne de porco, chocolate, alimentos muito gordos e condimentados, frutos do mar... 

4 comentários:

  1. Confesso que não sou grande fã de tatuagens, mas sei reconhecer que algumas são simplesmente fantásticas! Este post é muito bom porque uma tatuagem é algo que deve ser feito com responsabilidade e cuidado :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Miguel.

      Eu também não tenho nenhuma tatuagem e não gosto de alguns excessos que às vezes se vêm por aí. Mas uma pequenina no dedo mínimo até que gostava de ter coragem de fazer!

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar
  2. Ontem espreitei um programa sobre isso e parece que ainda dói mais ao tirar, se a pessoa desistir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com efeito, apagar uma tatuagem é muito mais difícil, doloroso e caro que fazê-la. Por isso é preciso pensar demoradamente no assunto e não se precipitar.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...