sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Remédios caseiros para a tosse seca

As avós têm remédios para tudo, até para a tosse seca. Aprenda aqui a receita de um xarope de cebola e outros truques que deveras a ajudarão a acalmar essa incomodativa tosse.

Xarope de cebola

Este xarope para a tosse é uma receita muito antiga. Já o experimentou? As cebolas são um adstringente natural e podem curar a tosse. Além disso, são um alimento sem perigos, pelo que experimentar este xarope não lhe causará prejuízos. Muito pelo contrário.


Ingredientes

4 chávenas (de chá) de cebolas picadas
4 chávenas (de chá) de água
2 + 1/4 chávenas (de chá) de açúcar amarelo
6 colheres (de sopa) de mel

Preparação

Misture todos os ingredientes numa caçarola e tape. Leve ao lume e quando começar a ferver reduza a chama. Deixe ferver em lume brando até que o líquido reduza e fique com uma consistência parecida a xarope. (Demora algum tempo. Não deixe o lume sem vigilância). Coe a mistura e guarde o xarope obtido num frasco de vidro limpo e com tampa. Conserve no frigorífico.

Utilização

Tome 1 colher (de sopa) deste xarope quando seja necessário.

Outros conselhos das avós:

Sopa de tomilho



Para acabar com a tosse seca, as avós recomendam consumir tomilho. A sopa de tomilho é uma boa opção. Ferva um raminho de tomilho numa pouca de água durante 3 minutos. Acrescente uma fatia de pão integral, uma pitada de sal e um pingo de azeite virgem extra. Mexa bem e a sopa está pronta. E, sabe que mais? As avós tinham razão quanto a este remédio. O tomilho é um expectorante natural e tem substâncias que relaxam o seu sistema respiratório. Segundo vários estudos, o tomilho pode ajudar a aliviar a bronquite crónica.

Chocolate escuro



De certeza que este é o remédio mais doce das avós. Durante os meses frios, as avós costumavam dar às crianças uma deliciosa chávena de chocolate quente para prevenir a tosse. Segundo um estudo britânico, o chocolate escuro tem uma substância chamada teobromina que ajuda a curar a tosse. Recomenda-se uma "dose" de 2 quadradinhos para os adultos e 1 quadradinho de chocolate escuro para as crianças. Como remédio, claro. Não aproveite os benefícios como uma desculpa para se empanturrar. Tal não é válido nem aconselhável.

6 comentários:

  1. Oi!
    Gostei muito das receitas, é sempre bom ter dicas destas. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br | Participe do sorteio no blog (aqui)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dani. Obrigada pela participação.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar
  2. Obrigada, Isabel, por estes conselhos. Nesta altura do ano é sempre bom ter à mão estas receitas. Já sei que elas aqui estão e em precisando virei a correr.

    Bom domingo.

    Bj

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Olinda. Também é bom poder contar com as suas visitas e participação. Venha sempre.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar
  3. Óptimas dicas de soluções inofensivas para a tosse! A cebola é conhecida no combate às constipações.
    Beijinhos, bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, a cebola é ótima para a saúde. Ingerida de qualquer maneira. Mas num xarope assim, é mais fácil de tomar.

      Beijinhos

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...