segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Lavar o cabelo ao contrário: primeiro o amaciador, depois o champô!

Inverter a ordem habitual de lavagem e começar pelo amaciador para depois acabar com o champô parece ser, segundo algumas, a fórmula mágica para conseguir ter um cabelo de anúncio.

Um dos gestos de higiene mais comuns do dia: a lavagem do cabelo. Deste simples e quotidiano gesto depende termos um good ou um bad hair day. É que na lavagem do cabelo não só são importantes os produtos mas também o momento em que os usamos. Aqui, a ordem dos fatores sim altera o produto.

Desde há já algum tempo que algumas blogueiras afirmam que a tradicional forma de lavar o cabelo: champô e depois amaciador, não é a mais adequada e que inverter a ordem estabelecida pode salvar muitas cabeleiras. Por isso, na tentativa de salvar a minha cabeleira, também eu resolvi experimentar o novo método de lavagem. O problema dos meus cabelos é o problema dos cabelos da maioria das mulheres: oleosos na raiz e secos nas pontas. Por esse motivo não posso deixar de os lavar com frequência e de usar amaciador, senão as pontas ficam secas, encrespadas e enredadas. Mas o uso do amaciador faz com que o meu cabelo se engordure mais depressa. Curiosa nos resultados, decidi experimentar a alternativa. É que o novo método promete proporcionar a humidade e suavidade certas para poder pentear o cabelo facilmente, mas sem o inconveniente do engorduramento. Confesso que lavo segundo o novo método há um mês e o meu cabelo está visivelmente melhor.


Em que consiste o método da lavagem do cabelo ao contrário (Reverse Hair Washing)?

1º Passo:

Ponha um pouco de azeite para o cabelo (ou azeite comum de boa qualidade) no couro cabeludo, massaje suavemente e penteie os cabelos.

2º Passo:

Em seguida, humedeça os cabelos no duche e aplique o amaciador como habitualmente. Deixe que o amaciador atue durante 5 minutos (lave o corpo entretanto).

3º Passo:

Quando sentir que o cabelo está bem hidratado, enxagúe-o e lave-o com um champô suave.

Porque é que este método funciona?

Porque o azeite torna o cabelo mais suave e o amaciador tem o ph adequado para fechar a cuticula, fazendo com que o cabelo fique mais brilhante. O champô só elimina o excesso das duas substâncias.

Nota: este método do "reverse hair washing" funciona muito bem em cabelos mistos e finos como o meu. Se o seu cabelo é grosso, seco demais e estragado, provavelmente seja melhor para ele seguir o ritual de toda a vida: primeiro o champô e depois o amaciador. Experimente e decida.

4 comentários:

  1. Eu já meti o ameaçador primeiro, mas foi porque me enganei. Pelos vistos até faz bem ao cabelo, olha que bem :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há enganos que vêm por bem. Esse foi um deles.

      Abraço.

      Isabel Gomes

      Eliminar
  2. Olha, tenho mesmo de experimentar!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta mesmo. Vais ver que não te arrependes. A moda de lavar o cabelo ao contrário vem para ficar por muito tempo. Pelo menos comigo.

      Bjs

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...