sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Alimentos que curam: guaraná

O guaraná é um arbusto trepador da família das Sapindaceae originário da Amazónia, concretamente do Paraguai, Peru, Brasil, Colômbia e Venezuela. Os índios do Brasil já usam o guaraná desde tempos remotos para fabricar bebidas para acalmar a sede, a fome e o cansaço.

A árvore do guaraná produz uns curiosos frutos alaranjados, amarelos e vermelhos que quando maduros se abrem e deixam ver a polpa branca e as sementes pretas, de maneira que até parecem olhos. Com efeito, o nome guaraná é um derivado da palavra "wara`ná", que em tupí-guaraní significa "fruta como os olhos das pessoas".

As sementes do guaraná são ricas numa substância que é idêntica à cafeína (chama-se guaranina) e noutros estimulantes, além de possuírem também doses consideráveis de vitaminas A, B e E.


Propriedades do guaraná

- É um energético natural: o guaraná é rico em cafeína, o estimulante por excelência, que favorece o estado de alerta e aumenta a energia, intensificando a resistência física e mental.

- Estimula a renovação das células, mantendo a aparência sempre jovial e prolongando a vida.

- Disciplina o apetite, facilitando assim o controle do peso.

- Previne o câncer: o guaraná trava os tumores e impede a sua proliferação.


Guaraná em pó para o cansaço físico e mental

O guaraná proporciona uma sensação de bem-estar e vigor, favorece o bom funcionamento dos órgãos mais importantes e  estimula a memória.

Ingredientes

1 colher (de café) de guaraná em pó
1 copo de água a ferver
Mel

Preparação

Dissolva o pó de guaraná na água a ferver. Deixe arrefecer e filtre. Adoce generosamente com mel.

Utilização

Beba de manhã.

Guaraná em pó para emagrecer

O guaraná, por conter doses elevadas de cafeína, acelera o metabolismo, contribuindo assim para facilitar a perda de peso.

Ingredientes

250 ml de água fervente
1 colher (de café) de guaraná em pó

Preparação

Coloque o pó de guaraná num recipiente e despeje em cima a água fervente. Tape e deixe repousar durante 10 minutos. Filtre.

Utilização

Beba 1 chávena de chá ao acordar e outra à tarde.

Precauções a ter com o pó de guaraná

* Não se recomenda o consumo de guaraná por pessoas ansiosas, com problemas de coração, que sofram de hipertensão, gastrite ou outros transtornos do estômago.

* Também não se recomenda o seu consumo por pessoas que sofram de insónias.

* O guaraná não deve ser ingerido continuamente por períodos longos, pois o seu uso prolongado pode causar dependência.

* É altamente desaconselhável que se misture o pó de guaraná com sumo de citrinos já que este sumo pode aumentar os efeitos da cafeína presentes no primeiro. Isto poderia provocar excitação, irritabilidade e até tremores.

* Também não se deve misturar o pó de guaraná com bebidas que já contenham cafeína, como o chá, café ou bebidas de cola.

* As pessoas com um metabolismo acelerado não devem consumir pó de guaraná.

* Grávidas e mulheres que estejam a amamentar não devem consumir este pó.

* O efeito estimulante do guaraná dura até 6 horas. Por esta razão deve ser apenas consumido durante a manhã ou inicio da tarde, para evitar que interfira com o sono noturno.

* Por ser ultra rico em cafeína não é aconselhável que se ultrapasse a dose de uma colher (de café) por dia.

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