quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Cancro da mama: dicas de prevenção (Dr. Oz)

Os folatos previnem o cancro da mama

Um estudo recente mostrou que as mulheres com níveis mais altos de ácido fólico têm um risco 44% menor de padecer cancro da mama que as mulheres com um nível de folatos mais baixo. Para se proteger a si mesma, você precisa de consumir 1 ou 2 porções de alimentos ricos em folatos por dia.


Quanto folato é suficiente?

Você deve ingerir pelo menos 400 microgramas de ácido fólico por dia. Felizmente, existe uma ampla variedade de alimentos ricos em folato de modo que não é difícil chegar a este valor mínimo. Lentilhas, feijões, certas frutas, folhas verdes e cereais enriquecidos são boas fontes de folatos.

Aqui estão 10 alimentos ricos em folatos, sendo o primeiro o mais rico e assim por diante.

Levedura de cerveja, 1 colher (de sopa) = 313 mcg

Lentilhas, 1/2 chávena, cozidas = 180 mcg

Alface, 2 chávenas = 152 mcg

Feijão preto, 1/2 chávena, cozido = 128 mcg

Espinafre, 2 chávenas, fresco = 118 mcg

Brócolos, 1 chávena, cozidos = 104 mcg

Espargos, 1 copo, frescos = 74 mcg

Pão integral, 2 fatias = 60 mcg

Laranja, 1 grande = 55 mcg

E aqui está a minha receita favorita de salada rica em folatos.

Salada de brotos de lentilhas verdes

De todos os grãos, as lentilhas são as que têm a maior quantidade de ácido fólico. Com um tempo de preparação de 5 minutos, isto é "fast food" no seu melhor!


Ingredientes

1 chávena de brotos de lentilhas verdes
3 chávenas de água ou caldo de legumes baixo em sódio
Tomates cereja

Molho: gengibre, mel, shoyu, salsa, cebola, azeite e sal.

Preparação

Cozinhe os brotos de lentilhas na água ou caldo a ferver durante 5 minutos. O facto de escaldar os brotos de lentilhas faz com que assim os nutrientes sejam mais fáceis de absorver pelo seu organismo e também evita gazes e desconforto.

Escorra os brotos de lentilhas e deite numa saladeira. Acrescente uns quantos tomates cereja cortados ao meio aos grãos quentes para que assim libertem o licopeno.

Entretanto prepare o molho. Numa taça coloque uma colher de azeite. Acrescente um pedacinho pequeno de gengibre ralado, uma colherzinha de mel, umas gotas de shoyu, uma pitada de salsa picada, uma pitada de cebola picada e sal a gosto. Misture bem e tempere a sua salada de brotos.

Utilização

Sirva e delicie-se.

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