quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Benefícios do chá de rooibos para aumentar as defesas e emagrecer

O mundo tem-se dividido mais ou menos em dois grupos de pessoas: as que bebem chá e as que bebem café. Mas atualmente está a emergir um terceiro grupo: o grupo que bebe rooibos, uma planta autóctona sul africana, que se ingere quente ou fria e traz consigo uma grande quantidade de benefícios para a saúde.

A planta rooibos (Aspalathus Linearis) está a revolucionar o mundo da saúde alternativa, já que se lhe atribuem uma série de benefícios que trazem melhorias para o nosso corpo e a nossa vida.

O rooibos lembra vagamente o chá vermelho chinês, mas não tem cafeína e não inibe a absorção do ferro devido à escassa presença de taninos, dai que possa ser bebido mais abundantemente que o chá ou o café.


O que é que o rooibos tem?

O rooibos contém minerais como o potássio, o cálcio, o ferro, o magnésio e o zinco.

Os seus antioxidantes, em combinação com o magnésio, são um bom reforço para o sistema nervoso.

O rooibos também é considerado um anti-histamínico natural que não provoca sonolência.

A aspalatina e a notofagina são os flavonoides que lhe permitem acalmar a asma e as alergias respiratórias e cutâneas.

Finalmente, a riqueza em vitamina C do rooibos favorece a absorção do ferro.

As boas propriedades do rooibos

Equilibra o sistema nervosos. Por um lado, o rooibos não é excitante já que não contém cafeína, e por outro lado, é rico em minerais como o magnésio de grande importância para o sistema nervoso.

Protege o aparelho digestivo. O rooibos tem efeitos muito benéficos contra a diarreia, a obstipação, gastrite, dores de estômago, vómitos e náuseas.

Tem efeitos antioxidantes e anti-radicais livres. A sua riqueza em antioxidantes ajuda a combater os radicais livres, que são os principais responsáveis pelo processo de envelhecimento, pelo stress e pelas doenças.

Garante ossos saudáveis. O seu conteúdo em cálcio, magnésio e sobretudo flúor, fazem do rooibos uma planta ideal para os nossos ossos e também para os nossos dentes. Trocar o café por uma infusão de rooibos pode ser uma boa opção.

Trata as alergias. Atua como um anti-histamínico natural suave e sem provocar sonolência.

Cuida da pele. Trata doenças da pele como eczemas, comichões, crostas, dermatites, irritações, alergias e urticária.

Trata a boca e a garganta. Em gargarejos é bom para tratar problemas bucais como aftas, dores de garganta, gengivite ou faringite.

É bom para o cabelo. As loções capilares que contêm rooibos aceleram o crescimento do cabelo e melhoram a sua saúde geral.

Infusão de rooibos para perder peso

O rooibos carece de açúcares já que o seu sabor provém dos óleos essenciais e das flavononas, um tipo de frutose que não tem calorias, e graças às suas propriedades diuréticas ajuda-nos a eliminar toxinas e a desinchar.

Como preparar a infusão de rooibos



A preparação do chá de rooibos é igual à de qualquer outro chá.

- Aqueça a água numa chaleira até que esteja a ponto de entrar em ebulição (quando começarem a  aparecer as primeiras bolhinhas).

- Acrescente 1 colher (de chá) de rooibos ou um saquinho numa chávena (nunca mais de uma colher de chá ou saquinho por chávena).

- Verta a água fervente sobre a planta e deixe repousar durante alguns minutos. Quanto mais tempo durar a infusão maior será a quantidade de antioxidantes que ela conterá.

Pode beber a infusão de rooibos simples, com leite frio ou quente ou com limão. Também a pode adoçar ligeiramente com mel ou bebê-la sem adoçar.

A infusão de rooibos é ótima para beber como chá gelado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...