quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Benefícios do chá de gengibre

Esta planta milenária cresce na Índia, China, Japão, Indonésia, Venezuela, Ilhas do Caribe, Hawai, e Peru. É utilizada desde sempre por essas culturas para preparar remédios para curar e também como um ingrediente mais das suas comidas.

As muitas virtudes que se atribuem ao gengibre devem-se sobretudo à sua riqueza em óleos voláteis. Também possui substâncias fenólicas, enzimas proteolíticas, ácido linoleíco, vitaminas B6 e C e minerais (cálcio, magnésio, fósforo e potássio).

A decocção de gengibre

Por se tratar de um rizoma, que é a parte dura da planta, o gengibre deve ser usado em decocção, pois em infusão não seria possível extrair todo o seu sabor e benefícios.

Para preparar a decocção de gengibre, leve a água ao lume com as rodelas de gengibre e deixe ferver a mistura durante 10 minutos. Depois deixe repousar durante 5 minutos mais, coe e o seu chá de gengibre está pronto.

Propriedades do chá de gengibre:

- É digestivo.
- Tem poder para combater enjoos, náuseas e vómitos.
- É anti-inflamatório.
- É antioxidante.
- Aumenta a temperatura corporal. Esta propriedade faz do gengibre uma planta muito adequada em caso de mãos e pés frios e também para combater resfriados.
- Combate a dor de garganta.
- Favorece a circulação sanguínea.
- Tem possíveis efeitos anti-cancro. Alguns especialistas estão a estudar as propriedade deste rizoma para matar as células tumorais.
- Algumas culturas atribuem-lhe poderes afrodisíacos e propriedades mágicas, como por exemplo o poder de afastar os pesadelos.

Chá de gengibre com laranja



Ingredientes

4 rodelas de laranja com pele
1 pedaço de gengibre em rodelas finas
Água

Preparação

Preparar a decocção de gengibre como descrito atrás. Quando apagar o lume, acrescente as rodelas de laranja com pele. Tape e deixe a mistura repousar durante 10 minutos.

Utilização

Pode tomar esta agradável bebida quente ou fria. Mas se for para combater um resfriado ou uma dor de garganta, o melhor é adoçá-la com mel e bebê-la quentinha.

Precauções:

Por aumentar a temperatura corporal, não se aconselha a toma de chá de gengibre às mulheres menopausicas que sofram com os habituais sufocos. Também está desaconselhado no caso de mulheres grávidas, crianças pequenas e, claro, pessoas alérgicas ao gengibre.

2 comentários:

  1. aprendo sempre qualquer coisa nova com o teu blogue, é super interessante vir cá espreitar os novos posts :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostas, Miguel. Sê sempre bem vindo por aqui. Eu fico muito feliz com as tuas visitas e comentários. Obrigada.

      Isabel Gomes

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...