terça-feira, 28 de outubro de 2014

A importância do iodo na alimentação

O iodo é um mineral que está presente na maioria dos alimentos que consumimos habitualmente, mas do qual pouco sabemos.

A sua função no organismo é importantíssima já que é imprescindível para o crescimento, desenvolvimento e bom funcionamento dos nossos órgãos e do metabolismo e, sobretudo, porque o iodo se encarrega da atividade hormonal de todo o organismo, especialmente do funcionamento da glândula tiróide, evitando assim qualquer tipo de problema relacionado com a mesma.

É por isso que os que sofrem de hipotiroidismo (baixa produção de hormonas por parte da tiróide) devem reforçar a sua ingestão de iodo; enquanto que os que padecem hipertiroidismo ( excesso de produção de hormonas pela tiróide) devem limitar a ingestão de iodo, mas não excluí-lo totalmente da dieta, por causa do seu importante papel no correto desenvolvimento do organismo.


Fontes naturais de iodo:

- Algas marinhas, peixes e mariscos, especialmente amêijoas, mexilhões, camarões, atum, salmão e bacalhau.

- Carne de porco e de vitela e ovos cozidos.

- Arandos, morangos, amoras, limão, laranja, maçã, figos, ananás e abacaxi.

- Leguminosas, principalmente lentilhas e soja.

- Produtos lácteos como iogurte, leite e queijos.

- Vegetais como espinafres, acelga, agrião, beterraba, alho, cebola, abóbora e batata.


- Sementes de sésamo, cogumelos e sal marinho.

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