quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Flores de Bach: Rescue Remedy

O Rescue Remedy é um dos remédios mais conhecidos das chamadas Flores de Bach. Trata-se de uma combinação de essências florais que foi composta pelo dr. Bach, daí o seu nome. Pode aplicar-se em situações de emergência e stress, proporcionando uma tranquilidade e relaxamento emocional imediatos. A combinação de essências florais que compõem a fórmula do Rescue Remedy é a seguinte:


Cherry Plum: ajuda a controlar a situação.

Clematis: devolve-nos à realidade.

Impatiens: acalma e relaxa.

Star of Bethlehem: repara o trauma.

Rock Rose: tira o pânico e o terror.

A descoberta do dr. Bach

O dr. Bach, médico inglês de finais do século XIX, considerava que as doenças físicas tinham causas emocionais. Por isso, se os conflitos emocionais subsistissem durante muito tempo, o corpo adoecia. Um dia, atravessando um campo cheio de orvalho, observou que cada gota de orvalho aquecida pelo sol adquiria as propriedades curativas da planta. Isto levou-o a desenvolver um método com o qual conseguiu encontrar 38 remédios naturais, cada um com propriedades curativas para diferentes problemas emocionais. Cada remédio floral ajuda a afrontar uma emoção especifica e deve ser tomado de acordo com o que a pessoa está a sentir no momento.

Cada flor uma propriedade

As 38 flores de Bach dividem-se em 7 categorias de grupos emocionais.


Se sente desalento ou desespero, as Flores de Bach indicadas são: Larch, Oak, Crab Apple, Star of Bethlehem, Willow, Elm, Pine, Sweet Chestnut.

Se sente falta de interesse pelo presente, as Flores de Bach indicadas são: White Chestnut, Olive, Wild Rose, Honeysuckle, Chestnut Bud, Clematis, Mustard.

Se sente medo, as Flores de Bach indicadas são: Mimulus, Red Chestnut, Cherry Plum, Roch Rose, Aspen.

Se sente insegurança, as Flores de Bach indicadas são: Hornbeam, Gorse, Gentian, Scleranthus, Wild Oat, Cerato.

Se sente hipersensibilidade em relação áquilo que a rodeia, as Flores de Bach indicadas são: Holly, Centaury, Agrimony, Walnut.

Se sente uma preocupação excessiva com os outros, as Flores de Bach indicadas são: Vine, Beech, Chicory, Rock Water.

Se sente solidão, as Flores de Bach indicadas são: Heather, Impatiens, Water Violet. 

O terapeuta especializado, uma ajuda importante

O segredo do êxito da terapia floral consiste em saber reconhecer o estado emocional em que a pessoa se encontra. Por isso, é conveniente procurar a orientação de um terapeuta especializado em terapia floral para que a pessoa seja orientada na escolha da essência floral que mais lhe convém em função do seu estado de ânimo. Uma vez feita a combinação mais adequada, a melhor forma de tomar o Rescue Remedy é acrescentar 4 gotas a um copo de água e depois ir tomando pequenos goles dessa água. Cada gole de água fará com que aumente o efeito benéfico das flores, ajudando a recuperar a calma e a tranquilidade de forma rápida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...