domingo, 10 de agosto de 2014

Xaropes caseiros para a tosse

Não há nada mais irritante do que a tosse, tanto para a pessoa que a padece como para aquelas pessoas que estão à sua volta. Já me tem acontecido. Às vezes passo a noite à vela, a tossir sem parar. Uma irritação. Sabe, aquela "tosse de cão", insistente e cansativa?! Para curar a tosse, o médico de família costuma receitar-me uns xaropes anti-tússicos. Uma maravilha, diga-se. Mas ás vezes também uso xaropes caseiros. E igualmente com muito bons resultados.

Mas, o que é a tosse?

A tosse é uma forma natural de o nosso organismo manter a garganta e as vias respiratórias limpas e desimpedidas. Mas ás vezes também pode significar que tem um problema de saúde. Geralmente, a causa mais comum da tosse é o resfriado, a vulgar constipação. 
Para casos leves, existem soluções caseiras, que passaram de geração em geração, para curar os incómodos sintomas da tosse. Os xaropes caseiros para a tosse têm a propriedade de acalmar a tosse e ajudar a eliminar as mucosidades produzidas pelos brônquios. Confira a seguir algumas das mais deliciosas e eficazes receitas caseiras de xaropes para a tosse.


Xarope de rebuçados Dr. Bayard

Deite uns quantos rebuçados Dr. Bayard num copo de leite fervente e mexa para que se derretam. Beba antes de se deitar. É um xarope delicioso, doce eficaz.

Xarope de tâmaras

Corte 6 tâmaras e junte-as a um copo de leite. Ferva a mistura em lume brando durante 20 minutos. Coe e beba 2 vezes por dia.

Xarope de limão e gengibre

Pique 1 cebola e misture-a com o sumo de 1 limão, 2 colheres de mel e uma fatia de gengibre ralado. Deixe repousar durante um bocado, com o recipiente tapado, até que a cebola sue e se forme um sumo denso. Apanhe colherinhas desse sumo (xarope) e vá tomando ao longo do dia. O efeito é rápido. Além de suavizar a garganta, este doce xarope também acaba com a tosse mais persistente.

Xarope de limão e mel

Prepare um xarope com o sumo de 3 limões e 3 colheres de mel. Misture bem, deixe repousar durante um bocado e tome às colheres ao longo do dia.

Xarope de anis e tomilho

Ferva durante 15 minutos, em 1/2 l de água, 1 colherzinha de tomilho seco e 1 colherzinha de sementes de anis. Acrescente 150 g de açúcar integral e 1 pauzinho de alcaçuz à mistura e ferva-a durante 5 minutos mais. Coe e guarde. Tome 5 colheres deste xarope por dia.

Xarope de figos

Coza 6 figos secos num copo de água, até que o líquido fique espesso. Tome 4 colheres deste xarope por dia.

Xarope de cebola e mel

Rale 1 cebola crua e cubra-a generosamente com açúcar amarelo. Deixe macerar, tapado, durante toda a noite. Pela manhã, coe e acrescente ao líquido obtido o sumo de 1 limão e 1 colher de mel. Tome 3 colheres deste xarope por dia.

Dicas:

A mistura de sumo de laranja, de ananás, de goiaba e mel, com elevado conteúdo de vitamina C, é um bom remédio caseiro contra a tosse.

Uma massagem no peito com um unguento de mentol (Vicks) pode ajudar a descongestionar as vias respiratórias.

Lembre-se: gestantes, idosos e crianças não devem tomar remédios, mesmo que caseiros, sem pedir primeiro a opinião do médico de família.

2 comentários:

  1. Super interessante este cantinho e todo os eu conteúdo.
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos e boa semana,
    Lia.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...