sábado, 9 de agosto de 2014

Todos os remédios caseiros para curar o terçolho!

Um terçolho é um pequeno abcesso (acumulação dolorosa de pus) na pálpebra. Pode aparecer na pálpebra superior ou inferior, próximo do bordo onde se encontram as pestanas. Ocorre devido a uma infeção bacteriana das glândulas situadas na borda das pálpebras, próximas dos cílios.

Uma das principais causas do terçolho é a falta de higiene ocular. A não retirada da maquilhagem dos olhos antes de dormir também pode favorecer o aparecimento do terçolho. Também pode estar relacionado com o sistema imunológico pois, por se tratar de uma infeção, acomete pessoas com uma imunidade baixa.

Principais sintomas do terçolho:

- Sensibilidade à luz
- Incómodo ao pestanejar
- Avermelhamento da zona afetada
- Sensação de formigueiro, ardor ou dor na zona afetada
- Olhos remelados
- Sensação de areia nos olhos
- Inflamação da pálpebra
- Lacrimejar constante
- Secreção densa no olho afetado
- Visão turva
- Aparição de um pequeno ponto amarelento ou avermelhado


Tratamento caseiro do terçolho

Como tratamento caseiro, é recomendável a aplicação de compressas húmidas quentes sobre a pálpebra afetada, de maneira a acelerar o amadurecimento do terçolho e favorecer a sua abertura, já que o esvaziamento do conteúdo do terçolho favorece o seu desaparecimento e a cura.

Água morna: este é o tratamento mais comum. Ferva 1 l de água e deixe-a amornar. Humedeça uma compressa limpa nesta água e coloque-a sobre a pálpebra afetada durante 10 minutos. Deve humedecer a compressa de cada vez que arrefeça. Este processo ajudará a drenar o pus e a curar o terçolho.

Calêndula: prepare uma infusão de calêndula com 1 colher de pétalas secas em 1/2 l de água a ferver. Deixe arrefecer um pouco e coe a mistura. Depois empape uma compressa no líquido obtido e coloque-a na pálpebra afetada, até que arrefeça. Repita o tratamento 3 vezes por dia, usando uma compressa nova de cada vez.

Bolsinhas de camomila: humedeça uma bolsinha de chá de camomila em água quente e coloque-a (morna) sobre o olho afetado, durante 10 minutos. Repita várias vezes por dia, usando uma bolsinha nova de cada vez.

Salsa: usar uma infusão de uma mão-cheia de salsa fresca numa chávena de água a ferver reduz a inflamação e a sensibilidade da pálpebra. Deixe repousar a infusão e depois coe. Mergulhe uma compressa no líquido obtido e aplique-a no olho afetado até que arrefeça. Repita o tratamento 3 vezes por dia, usando uma compressa nova de cada vez.

Compressa de acelgas: ferva um punhado de acelgas e quando estiverem bem tenras, apague o lume e deixe repousar um pouco. Esprema as acelgas, enrole-as de modo a formar um pacotinho e coloque-o sobre o olho afetado durante 30 minutos. Repita 3 vezes por dia, usando um pacotinho novo de cada vez.

Compressa de pepino: o pepino é refrescante e adstringente, útil para minimizar os incómodos causados pelo terçolho. Corte um pepino em fatias e coloque algumas sobre a pálpebra afetada para reduzir a inflamação e a dor.

Gel de aloé vera: corte uma folha fresca de aloé vera ao meio e molhe um cotonete no gel transparente que a planta segrega. Passe o cotonete embebido suavemente sobre a pálpebra afetada, de manhã e à noite. Deixe atuar durante alguns minutos e em seguida enxagúe bem com água de rosas.

Aliança de ouro: este é um truque muito conhecido e usado. Pode-se curar um terçolho esfregando uma aliança de ouro na palma da mão ou num tecido e colocando-a a seguir sobre a pálpebra afetada. Porque é que este truque funciona? Porque o calor da aliança age exatamente como a compressa morna.

Dicas:

*Não aperte ou pressione o terçolho. É perigoso e corre o risco de a infeção alastrar pelo olho. Deixe que o terçolho drene espontâneamente.

*Não use maquilhagem nos olhos quando tiver um terçolho. Além de ser prejudicial para o olho afetado, também corre o risco de contaminar os cosméticos e os aplicadores com a infeção.

*Use toalhas e produtos de higiene diferentes para evitar o contágio em casa.

*Evite o uso de lentes de contacto enquanto a infeção durar, pois podem contaminar-se e transferir a infeção para o olho são.

*Evite o consumo excessivo de amido e alimentos açucarados. Minam as defesas do organismo.

*Acuda ao médico: se o terçolho persistir ou reaparecer, procure o seu médico sem demora.

2 comentários:

  1. Boas dicas!!! Vou passar para a minha mãe que volta menos volta lá lhe aparece um terçolho ;)

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Olá! Obrigada. São de facto bons remédios caseiros que vale a pena pôr em prática, caso seja necessário.

    Bjs

    Isabel Gomes

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...