segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Remédios caseiros para eliminar os pontos negros

Os pontos negros surgem geralmente nas peles oleosas ou com desequilíbrios hormonais. Mas é possível eliminá-los através do uso de adequados remédios caseiros, que lhe permitirão controlar o problema e recuperar o equilíbrio da pele.

Os pontos negros aparecem geralmente na testa, no nariz e no queixo, a famosa zona "T" de que tanto se fala. Também aparecem, embora menos frequentemente, nas costas, nos ombros e na área do decote.

Porque é que aparecem?

Uma das causas principais é o aumento da atividade hormonal. Durante a puberdade, há um aumento da secreção da gordura que protege e suaviza a pele. E é esta gordura que obstrui os poros, dando origem aos pontos negros.

Higiene, a melhor aliada das peles oleosas e acneicas

Quem tem pontos negros costuma ter a tentação de os espremer com as unhas. Atenção! Nunca o faça. Isto provoca infeções e piora o estado da pele. Além disso, as unhas podem deixar cicatrizes permanentes na pele.

O primeiro passo para tratar deste tipo de peles é pois evitar "esgravatar" na pele com as unhas. O melhor mesmo é uma boa higiene da zona atingida. Isto permitir-lhe-á ter os poros livres de gordura e de possíveis partículas de sujidade, que também pioram o estado da pele. Para o efeito, pode usar um bom sabão natural e terminar a limpeza com uma loção adstringente (sem álcool) ou com uma infusão de plantas medicinais.

Tratamentos naturais



Para melhorar o aspeto da pele e prevenir a aparição de novos pontos negros, é boa ideia usar ingredientes que eliminem os germes e ajudem a expulsar a gordura da zona atingida e a reduzir a atividade das glândulas sebáceas.

Papaia: a papaia é bactericida. Aplique sumo de papaia sobre a zona afetada e deixe atuar durante 15 minutos. Depois, enxagúe com água fria.

Tea tree oil: o óleo da árvore do chá regula a produção de sebo e é bactericida. Coloque 6 gotas de tea tree oil numa colher de óleo de grainha de uva e aplique na zona afetada.

Aveia: a aveia é muito recomendável para eliminar borbulhas e também pontos negros e brancos. Prepare uma máscara com 2 colheres de farinha de aveia, 1 colher de mel e 1 clara de ovo. Misture tudo até obter um preparado homogéneo. Aplique a mistura na pele e deixe atuar durante 30 minutos. Enxagúe com água morna.

Onagra: coloque 1 colher da planta numa chávena de água a ferver. Deixe arrefecer e coe. Aplique na pele com uma gaze limpa.

Dica: lembre-se de beber suficiente água - ao menos 1,5 l por dia - e de fazer uma alimentação rica em fibras, que asseguram uma pele sã e livre de impurezas. 

4 comentários:

  1. Cara Isabel

    Este artigo interessa-me sobremaneira.

    Voltarei para relê-lo.

    Obrigada.

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente, Olinda! Ainda bem que posso ajudar. Seja sempre bem-vinda. E, qualquer coisa, não hesite em perguntar.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar
  2. Um artigo muito interessante, estão aqui umas belas dicas. Gostei imenso de ler :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Miguel!

      Venha mais vezes e seja sempre bem-vindo.

      Isabel Gomes

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...