quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Gorduras boas e gorduras más: aprenda a distingui-las

É necessário que saiba distinguir entre as gorduras boas e as gorduras más para que assim possa praticar uma alimentação saudável. Evite consumir aquelas gorduras que afetam o seu peso e a sua saúde.

À primeira vista pode até parecer-lhe complicado isto de aprender sobre as gorduras boas e as gorduras más, mas vai ver que se trata de algo muito fácil e muito útil a ter em conta à hora de escolher o tipo de gordura que vai pôr  no seu prato. Para começar, uma coisa básica que deve saber sobre as gorduras é que, de facto, um pouquinho de gordura na dieta ajuda o seu corpo a absorver melhor certos nutrientes. Conheça pois quais são as suas melhores opções.

Gorduras saturadas

Este tipo de gorduras devem ser evitadas o mais possível na sua alimentação diária pois podem aumentar os níveis de colesterol mau no sangue, o que por sua vez aumentará a possibilidade de sofrer doenças cardiovasculares. As gorduras saturadas encontram-se na margarina, na manteiga, no chocolate, nos bolos, nas bolachas, nos lácteos não desengordurados e nos produtos cárnicos, como as salsichas, os enchidos e os pasteis de carne.

Gorduras não saturadas

Estas são as gorduras boas. Ter uma dieta rica em gorduras não saturadas pode ajudar a baixar os níveis de colesterol mau no sangue e a incrementar os valores de colesterol bom. Para comer gorduras não saturadas deve ingerir peixes "azuis", como o salmão ou a sardinha, frutos secos e sementes, frutas oleaginosas como as azeitonas e o abacate, e leguminosas oleaginosas como o amendoim.

Gorduras trans

Estas são as piores das gorduras. Gordura trans é a transformação do óleo vegetal em gordura sólida. Também conhecida como óleo hidrogenado, a gordura trans é encontrada principalmente nos alimentos industrializados, pois serve para dar crocância e consistência aos alimentos. Biscoitos, salgadinhos, sorvete e margarina são bombas de gorduras trans. Uma dieta muito rica em gorduras trans pode conduzir a níveis altos de colesterol mau no sangue.


Bom, agora que já aprendeu a distinguir entre as boas e as más gorduras, passe a prestar mais atenção no momento de escolher o seu menu diário e lembre-se de que a sua saúde depende daquilo que consome no seu prato.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...