sábado, 23 de agosto de 2014

Curar a diabetes tipo 2 em 25 dias! Naturalmente!

A diabetes tipo 2, também chamada diabetes não insulinodependente ou diabetes do adulto, corresponde a 90% dos casos de diabetes. Ocorre geralmente em pessoas obesas e com mais de 40 anos de idade, embora atualmente se verifique também cada vez com mais frequência entre os jovens - por causa dos maus hábitos alimentares, da vida sedentária e do stress da vida urbana. Neste tipo de diabetes temos a presença de insulina, mas a sua ação é dificultada pela obesidade, o que é conhecido como resistência insulínica, uma das causas da hiperglicemia (excesso de glicose (açúcar) no sangue).
Por ser pouco sintomática, esta diabetes às vezes permanece muitos anos por diagnosticar e por tratar, o que favorece prejuízos no coração e no cérebro.

Principais fatores de risco para o desenvolvimento da diabetes tipo 2

- Histórico familiar de diabetes tipo 2.
- Idade acima dos 45 anos.
- Falta de atividade física.
- Excesso de peso.
*Mulheres que desenvolveram diabetes durante a gravidez, têm mais possibilidades de vir a sofrer desta diabetes no futuro.

Principais sinais de alarme da diabetes tipo 2

- Muita sede e constantemente.
- Necessidade de urinar com frequência.
- Fome constante.
- Sensação de boca seca.
- Cansaço.
- Comichão no corpo, principalmente nos orgãos genitais.
- Visão turva.

Se tem um ou mais do que um destes sintomas, deve falar imediatamente com o seu médico.

Evidentemente, a diabetes tipo 2 é uma doença séria, que deve ser tratada e seguida pelo seu médico. Uma vez esclarecido isto, quero dizer-lhe que li numa conhecida revista de saúde natural chilena (acho), "El Guardián de la Salud", um artigo onde se diz que é possível curar esta doença em 25 dias e de forma totalmente natural, uma vez que a diabetes tipo 2 é causada pela alimentação e estilo de vida. Bom, eu não tenho a certeza que seja possível curar a diabetes em 25 dias; mas, como os conselhos me pareceram excelentes, partilho-os consigo. De qualquer modo, são sábios conselhos para garantir uma melhor saúde. Aqui ficam eles.


Dia 1: Detenha o consumo de todas as bebidas gasosas. O corpo humano não foi desenhado para as ingerir. Alguns diabéticos estão viciados neste tipo de bebidas e quando as deixam começam a ganhar saúde.

Dia 2: Dedique ao menos 45 minutos a praticar exercício suave (por exemplo, caminhar).

Dia 3: Detenha o consumo de farinha branca e dos produtos à base dela: pão branco, bolachas, tortas, bolos, snacks, etc. A farinha branca contém Alloxan, um solvente químico que é causa direta de diabetes em animais de laboratório.

Dia 4: Comece a consumir quantidades apropriadas de ácidos gordos essenciais, especialmente Ómega 3. Estes ácidos estão presentes no azeite extra virgem ou nas sardinhas. Também nas nozes, amêndoas, amendoim sem sal, cajú, etc. Mas não exagere; coma pequenas quantidades de cada vez.

Dia 5: Dedique novamente 45 minutos ao exercício suave, aumentando um pouco o ritmo. Trata-se de mudar o seu metabolismo, níveis de glicemia e resposta insulínica. Enquanto faz exercício, transforma a química do seu organismo.

Dia 6: Detenha todos os açucares adicionados, qualquer que seja o tipo: açúcar granulado, açúcar de cana, sacarose, xarope de milho, etc. Leia as etiquetas de informação nutricional das embalagens.

Dia 7: Comece a consumir grãos integrais: pão integral, arroz integral e cereais integrais de pequeno- almoço, etc.

Dia 8: Hoje pratique exercício durante 60 minutos. Quando lhe for possível, pratique exercício ao ar livre, para receber a luz do sol sobre a sua pele. Isto produzirá vitamina D, que ajudará a estabilizar os níveis de glicémia e a prevenir o avanço da diabetes.

Dia 9: Detenha o consumo de todos os adoçantes artificiais (sacarina, adoçantes líquidos, etc.). Comece a eliminar a sua ânsia fatal por tudo o que é doce.

Dia 10: Comece a consumir suplementos naturais com vitaminas e minerais. Inclua cálcio, magnésio, zinco, vitaminas do grupo B e, sobretudo, vitamina C e vitamina E em todas as suas formas naturais.

Dia 11: Comece a praticar algum tipo de exercício de resistência, Pilates por exemplo, uma vez por semana. Isto mudará o modo como o seu corpo utiliza o açúcar e aumentará a sensibilidade à insulina.

Dia 12: Faça deste dia o principio do fim da cafeína. A cafeína provoca desequilíbrios da glicémia. Comece hoje a diminuir o seu consumo. Complete a recuperação da adição à cafeína antes do dia 25. Mas faça-o lentamente, para evitar dores de cabeça.

Dia 13: Detenha o consumo dos óleos hidrogenados. Estes óleos aceleram o avanço da diabetes. Verifique as etiquetas das embalagens para ver se há presença de gorduras trans ou de óleos total ou parcialmente hidrogenados.

Dia 14: Comece a praticar o exercício escolhido a cada 3 dias. 

Dia 15: Comece a tomar fibra, como Psyllium, por exemplo. Aumentar o consumo de fibra reduzirá a velocidade de conversão dos carbohidratos da dieta em glucose sanguínea, o que ajudará a estabilizar os seus níveis. Também ajudará a limpar o seu intestino grosso.

Dia 16: Informe-se sobre o Índice Glicémico (IG). Saiba os valores de IG e evite produtos com índices elevados. Consuma sempre as frutas cruas e na sua forma original, não em sumos.

Dia 17: A partir de hoje, coma mais frutas e verduras cruas. Apesar das frutas conterem o seu próprio açúcar, os diabéticos podem consumi-las moderadamente. Os morangos e mirtilos são adequados. Quanto às verduras, coma-as cruas ou salteadas (não as cozinhe demasiado). Não coma verduras ou frutas enlatadas.

Dia 18: Comece a tomar Gymnema sylvestre. Provas clínicas mostraram que esta erva restaura a capacidade da insulina de produzir células beta no pâncreas. Aconselhe-se na sua ervanária.

Dia 19: Converta a água na sua única bebida.

Dia 20: Verifique: está a praticar exercício a cada 3 dias? Afastou-se da farinha branca, açúcar, bebidas gasosas e óleos hidrogenados? Está a ingerir fibra e ácidos gordos essenciais? Use este dia para verificar os seus progressos e para fazer qualquer correção que seja necessária.

Dia 21: Comece a tomar proteína natural (em ervanárias). Use o pó de proteína para preparar batidos.

Dia 22: Detenha o consumo de todos os fritos; danificam o seu pâncreas e fígado, piorando a diabetes.

Dia 23: Limite o consumo de gorduras saturadas de origem animal. As gorduras que se encontram nas carnes, queijos e lácteos causam estragos na diabetes. Comece a obter gorduras de fontes vegetais como abacate, nozes, azeite extra virgem, etc.

Dia 24: Conheça os grãos exóticos: experimente produtos feitos com trigo sarraceno. Ou então, experimente a quinoa, um grão integral excecional para diabéticos. Também o kamut, o miso, a aveia e a espelta.

Dia 25: Obtenha a opinião médica (estritamente obrigatório) da sua condição de saúde atual, já que se estão a produzir mudanças no seu organismo. O seu médico pode dizer-lhe até que está curado. Ou não. Seja como for, a opinião dele deve sempre prevalecer.

Síntese: claramente, apresentam-se-lhe duas opções. Pode continuar a fazer as coisas que sempre fez (a cometer os mesmos erros alimentares e de estilo de vida) ou pode provocar uma mudança na sua vida: se quer obter bons resultados, tem que fazer por isso.

Aviso: quem toma medicamentos nunca deve interromper a toma nem fazer nada sem primeiro consultar a opinião do médico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...