sábado, 2 de agosto de 2014

Chia fresca

A chia era um dos alimentos básicos dos Maias. É considerada suplemento dietético e alimento saudável pela FDA (Food and Drug Administration, USA).

As sementes de chia contribuem para reduzir o peso de maneira natural. E o melhor de tudo é que podem ser incluídas em qualquer tipo de dieta, pois podem ser combinadas com qualquer tipo de alimento ou bebida.

Benefícios das sementes de chia

* Sensação de saciedade: quando uma semente de chia é exposta à água, forma-se nela uma camada de gel que aumenta o seu tamanho e o seu peso, um gel que não contém calorias já que está formado apenas por água e fibra solúvel. Esta ação gelificante é que ajuda a manter a sensação de saciedade durante horas.

* Fibra solúvel: a chia possui cerca de 30% de fibra solúvel, em forma de mucilagem, o que é ideal já que além de saciar, também ajuda a eliminar o excesso de colesterol e triglicéridos no sangue.

* Antioxidantes: a chia protege-nos dos radicais livres, retardando o envelhecimento.

* Laxante natural: as sementes de chia atuam como um laxante natural, por serem ricas em fibra.

* Ácidos Ómega 3 e 6: a chia é um cereal rico em ómega 3 e 6 e por isso ajuda a manter o colesterol bom (HDL) e a reduzir o colesterol mau (LDL). Também contém vitaminas do complexo B, que ajudam a prevenir enfartes ou embolias.

* Cálcio: a chia possui 300% mais cálcio que o leite (absorvível).

* Fósforo: pelo seu alto conteúdo em fósforo, a chia nutre o sistema nervoso e melhora a atividade cerebral, como por exemplo a memória.

Para obter os melhores resultados na redução de peso:

Acrescente 1 ou 2 colheres de chia à sua água. Deixe amolecer durante 20 minutos, até que se forme a mucilagem, e beba antes de cada refeição principal ou como snack entre as refeições.

Chia fresca



Ingredientes

3 colheres (de sopa) de chia
3 limas
1 l de água
Adoçante 

Preparação

Amoleça a chia num copo de água durante 20 minutos. Adoce a água com adoçante (a gosto). Esprema as limas e acrescente o sumo obtido à água adoçada. Coe as sementes de chia e acrescente-as ao preparado. Mexa.

Utilização

Sirva com gelo. Obterá uma deliciosa bebida saudável e saciante, de textura muito agradável.

As sementes de chia podem ser consumidas inteiras ou moídas, cruas ou cozinhadas. Acrescente uma colher de chia ao seu pequeno-almoço, almoço ou jantar. Lembre-se que a chia não tem sabor nem odor e não altera o sabor dos alimentos. Pode misturá-la com água ou leite, iogurtes, sopas, etc.

Nota: a chia deve ser sempre hidratada antes de ser consumida porque, por absorver muita água, poderia deixá-la desidratada ou presa do intestino. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...