Avançar para o conteúdo principal

Bruxismo (ranger os dentes) - como tratar com remédios caseiros

O bruxismo é o hábito de ranger ou apertar fortemente os dentes, geralmente durante o sono. Esta ação provoca desgaste nos dentes, dores de cabeça e também incómodos no pescoço e nas costas. A origem deste comportamento parece ser a carga de tensão que a pessoa acumula durante o dia. Se quer evitar as desagradáveis consequências do bruxismo, siga os conselhos abaixo.

Procure manter os dentes separados. Antes de se deitar para dormir, faça exercícios de relaxamento massajando suavemente o rosto e procurando manter os dentes separados, quer dizer, mantendo a boca entreaberta. Assim, toda a cavidade bucal ficará relaxada.

Esgote as suas mandíbulas. Antes de se deitar, canse ao máximo as suas mandíbulas mastigando alimentos fibrosos (maçã, cenoura, etc.). Assim, ajudará a eliminar a tensão gerada durante o dia.

Procure relaxar. Os banhos de imersão, a ingestão de bebidas tranquilizantes (chá de tília, leite morno), a prática de técnicas de relaxamento e a redução do consumo de café, tabaco e álcool são bons conselhos que pode pôr em prática para produzir uma distensão geral que ajude a solucionar o problema do bruxismo.

Chá de tília

Ingredientes

2 colherzinhas de flores de tília
1 chávena de água

Preparação

Ferva a tília na água durante 5 minutos. Retire do lume, deixe amornar e coe.

Utilização

Beba antes de se deitar. Este remédio ajuda a combater os estados de tensão que muitas vezes são os causadores do bruxismo.

Recorra ao calor. Aplique calor nas mandíbulas com uma toalhinha humedecida em água quente. O calor relaxará os músculos tensores das mandíbulas. Este é um remédio simples e muito eficaz que poderá experimentar pôr em prática antes de se deitar.