segunda-feira, 14 de julho de 2014

Remédios caseiros contra a ténia (solitária)

A ténia ou solitária é um tipo de verme que se aloja nos intestinos e que pode chegar a medir até 3.5 metros. É conhecida como solitária porque só costuma haver uma no intestino. A solitária é normalmente contraída através da ingestão de carne de porco ou de vaca, quando esta é ingerida mal cozinhada. Instala-se no intestino e alimenta-se dos nutrientes que ingere o seu hóspede. Por isso a solitária interfere na alimentação deste, entre outras coisas, causando má nutrição da pessoa.

Sintomas da ténia ou solitária

A ténia ou solitária é uma doença parasitária quase assintomática. Ou seja, quase não apresenta sintomas. Normalmente só se desconfia dela quando a pessoa que a padece perde peso brusca e injustificadamente. Os sintomas podem incluir:
- dor de barriga
- desassossego
- irritação na zona anal
- náuseas e diarreias leves
- expulsão mais frequente de gases
- sensação de estômago cheio

A ajuda caseira contra a ténia:

Remédio 1

Ingredientes



1 mamão pequeno
2 colheres de mel

Preparação

Coloque a polpa do mamão numa tigela, acrescente o mel e deixe macerar durante toda a noite. De manhã, bata tudo no liquidificador, juntamente com um pouco de água.

Utilização

Beba em jejum.

Remédio 2

Ingredientes



Um punhadinho de pevides de abóbora
Mel

Preparação

Esmague as pevides de abóbora e acrescente o mel. Mexa bem.

Utilização

Coma em jejum.

Remédio 3

Ingredientes



30g de casca de romã
1 chávena de água

Preparação

Ferva a casca de romã na água durante 10 minutos. Coe.

Utilização

Beba em jejum. O chá de casca de romã serve para eliminar os parasitas intestinais graças à ação do alcalóide peletierina.

Dicas

* Cozinhe bem os alimentos, já que a solitária é causada pela ingestão de alimentos mal cozidos (sobretudo a carne de porco).

* Coma alho, cebolas, couve e cenouras. Contêm enxofre natural que ajuda a expulsar os vermes.

* Asseie-se e lave bem as mãos após as suas idas à casa de banho, para evitar contagiar outras pessoas.

Atenção! Possíveis complicações causadas pela ténia:

Em casos raros, a ténia pode causar bloqueio intestinal.

Se as larvas de ténia de porco se deslocam para fora do intestino, podem causar tumores locais e danificar tecidos como o cérebro, olho ou o coração. Então, não descuide a sua saúde.

Quando procurar um médico?

As pessoas normalmente apercebem-se que estão infetadas seriamente quando expulsam segmentos da ténia nas fezes, especialmente quando os segmentos se movem. Se tal lhe acontecer, marque imediatamente uma consulta com o seu médico.

A ténia trata-se com medicamentos por via oral, geralmente numa única toma. Com tratamento, a infeção por ténia desaparece.