terça-feira, 29 de julho de 2014

Salsa&Coentros: ervas aromáticas abortivas. Atenção!

Se está grávida ou a pensar engravidar, deve tomar o máximo cuidado com aquilo que ingere. É que até as aromáticas e deliciosas ervas que usa nos seus temperos diários se podem revelar suas inimigas e do seu bebé. É o caso da salsa e dos coentros. Estas duas ervas podem fazer-lhe mais mal do que bem. Saiba porquê.

Mas, para começo de conversa, quero deixar bem claro o seguinte: nenhuma das ervas acima mencionadas é adequada para provocar um aborto.  Hipócrates já dizia que: "Não existem abortivos, mas sim tóxicos para a mãe e o feto". Para provocar um aborto com qualquer uma das mencionadas ervas é necessária uma dose tão alta que, com toda a certeza, se provocaria uma intoxicação da futura mãe, com graves efeitos indesejáveis: cólicas intestinais, vómitos, excitação nervosa, convulsões, etc. Já aconteceram casos de mulheres que morreram quando tentaram provocar um aborto com ervas.
Portanto, quando digo que existe risco de aborto com o uso destas ervas e que por isso devem ser evitadas durante a gravidez ou quando se está a planear engravidar, o que quero dizer é que estas ervas aumentam o risco de aborto em mulheres que já estão predispostas a ele por algum motivo, conhecido ou desconhecido.

E, claro, a dose faz toda a diferença. Em doses culinárias normais, provavelmente a salsa e os coentros são inofensivos. Mas se é amante de ervas e as usa em quantidades generosas nos seus pratos, cuidado! Pode estar a expor-se e ao seu bebé a alguns perigos.

E como sempre é melhor prevenir do que remediar, o melhor mesmo é evitar estas ervas durante este período da sua vida. Afinal são só nove meses de um feliz estado de graça. Pela sua saúde e do seu filho, o sacrifício não custa nada. Mesmo que adore sopa de coentros ou salada de feijão coberta de salsa.

Porque deve evitar a salsa?



A salsa é uma erva emenagoga. Emenagogo é o nome que se dá a toda a substância que facilita ou aumenta o fluxo menstrual. Por isso, a salsa e especialmente as suas sementes devem ser evitadas durante a gravidez, já que a erva poderia causar um aborto. Também há quem considere que a salsa é teratogénica, isto é, capaz de causar danos ao embrião. Todas as partes da salsa devem ser consideradas potencialmente prejudiciais para o feto em desenvolvimento. 

Porque é que deve evitar os coentros?



O coentro é uma erva emenagoga. Deve evitar-se o consumo de coentros durante a gravidez porque esta erva pode aumentar a possibilidade de sofrer um aborto ou reduzir a possibilidade de engravidar.

Grávidas! Todo o cuidado é pouco! Não ingira erva nenhuma sem ter a certeza daquilo que está a fazer.

2 comentários:

  1. Não fazia a mínima ideia ... estamos sempre a aprender ;)

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo. Sempre é bom saber estas coisas para evitar males maiores.

      Bjs

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...