sábado, 19 de julho de 2014

Remédios caseiros para a incontinência urinária

O problema da perda involuntária de urina é mais frequente em mulheres, em qualquer idade, porque na mulher o músculo que fecha o canal da urina é mais fraco. Por falta de informação e vergonha, muitas mulheres deixam de fazer atividades simples como ir correr para o parque, andar de bicicleta ou sair para dançar. Saiba porém que existem remédios caseiros, simples e naturais, que podem melhorar muito a sua qualidade de vida.

Sintomas da incontinência urinaria

- perda involuntária de urina
- escapes de urina quando ri, espirra ou faz um mínimo esforço
- aumento da frequência da micção (mais de 8 vezes por dia)
- necessidade de se levantar durante a noite (mais de 3 vezes) para ir à casa de banho

Remédios caseiros

Pevides de abóbora: consuma diariamente 8 pevides de abóbora.

Banho de assento: faça banhos de assento de 10 minutos em água quente (mas que não queime), e apenas 1 segundo em água fria. Isto ajuda a tonificar os músculos da zona genito-urinária.

Batido de cereja: no liquidificador, bata 5 cerejas (sem caroço), 1 maçã (sem caroço) e 1 copo de água. Beba durante a manhã.

Chá de funcho com mel: infunda 1 colher (de chá) de sementes de funcho numa chávena (de chá) de água fervente. Coe e adoce com mel. Bebido antes de deitar, o chá de funcho com mel contribui para passar uma noite mais seca.

Exercício de Kegel

Pratique este exercício em qualquer momento: no escritório, em casa ou sentada no parque.

É simples: basta que contraia a vagina durante 3 segundos e que depois relaxe durante o mesmo tempo. Repita 10 vezes. Pratique Kegel regularmente, 2 ou 3 vezes por dia. 

Dicas

- Evite as bebidas alcoólicas, o café, o chocolate, os açúcares simples e os alimentos processados, já que afetam negativamente a bexiga.

- Se tem excesso de peso, emagreça um pouco. A obesidade é um fator que contribui para a incontinência.

- Não demore o esvaziado da bexiga. Aguentar a vontade de urinar pode irritar a bexiga. É melhor educar o organismo para poder urinar a cada 2 ou 3 horas (como se fosse um relógio).

- Não ingira líquido a mais nem a menos: 8 copos de água por dia é o ideal para manter o bom funcionamento dos rins e da bexiga.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...