quarta-feira, 16 de julho de 2014

Remédios caseiros para as dores nas costas

A coluna vertebral dá sustentação e flexibilidade ao tronco e é responsável pela proteção do nosso sistema nervoso central (espinal medula), que processa e transmite as informações de movimento, cansaço, dor e repouso a todo o corpo. Assim, para manter saudável esta estrutura, nada melhor do que descobrir como prevenir e tratar naturalmente as dores nas costas.

Cuidados com a postura

As posturas incorretas são as principais responsáveis pelos traumas na coluna. No inicio, as lesões são imperceptíveis, mas com a repetição dos hábitos inicia-se o processo de degeneração da coluna, que causa fortes dores. Aprenda a corrigir os principais erros posturais que prejudicam a saúde das suas costas.

A melhor maneira de se sentar

Mantenha as plantas dos pés apoiadas no chão e a coluna reta. No trabalho, opte por uma cadeira que possua encosto levemente inclinado para trás, apoio para os antebraços e assento firme.

À hora de dormir

A posição mais indicada é deitar-se de lado, com um apoio (almofada) entre as pernas, para alinhar a coluna. Já o travesseiro (ou almofada) deve ter a mesma altura que a distância entre a cabeça e o ombro.

Para erguer objetos

Mantenha as costas retas, flexione os joelhos para pegar no objeto, coloque-o junto ao corpo e só então tente levantá-lo, esticando os joelhos e os quadris.

Ao volante

Posicione o banco garantindo que a distância entre si e o volante permite que os seus braços fiquem estendidos de forma confortável. Ajuste o encosto para manter a coluna reta. Em viagens longas, faça intervalos a cada 2 horas, caminhe um pouco e alongue-se.

Alivie as dores nas costas com remédios naturais

Uso externo

Compressas de abacate: numa caçarola, ferva 5 colheres (de sopa) de folhas de abacateiro num litro de água. Coe, empape compressas de gaze no chá morno e aplique-as na região que dói. Deixe atuar durante 15 minutos e enxagúe em seguida.

Álcool de fricção: rale 1 caroço de abacate e deixe-o secar até ficar em pó. Dilua esse pó em 1/2 litro de álcool e guarde a mistura num frasco com tampa. Deixe descansar durante três dias e após esse tempo, aplique o líquido no local dolorido com um algodão empapado.

Cataplasmas de couve: cozinhe 3 folhas de couve a vapor durante 5 minutos. Aplique cataplasmas com as folhas ainda quentes no local afetado pela dor e deixe atuar durante 20 minutos. Coloque um pano de algodão em cima das folhas de couve para manter o calor.

Pasta de feijão: no liquidificador, triture 1/2 chávena (de chá) de grãos de feijão até obter uma farinha. Misture-lhe um pouco de água quente até formar uma pasta e aplique-a ainda morna na região dolorida. Deixe atuar durante 15 minutos e enxagúe.

Uso interno



Chá de alface: ferva 1 chávena (de chá) de folhas e talos de alface picados em 250 ml de água. Deixe arrefecer, coe e beba em seguida. Sentirá alivio da dor.


Chá de cavalinha: ferva 1 colher (de sopa) de cavalinha num litro de água durante 5 minutos. Tire do lume, deixe descansar mais 5 minutos e coe. Beba 1 chávena (de chá) desta infusão a cada 6 horas. A cavalinha é boa para os ossos e fortalece a sua coluna.

Nota: se consumida em excesso a cavalinha pode causar torpor, hipotensão e diarreia. As grávidas não devem ingerir cavalinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...