quinta-feira, 17 de julho de 2014

Remédios caseiros com cebola para quase tudo

A cebola é uma planta bulbosa da família das liliáceas. O bolbo é bastante grande e pode ter diversas formas: ovóide, redonda ou aplanada, dependendo da variedade. Está formado por várias camadas concêntricas, separadas entre si por uma fina película. A última camada seca-se e protege o interior, mantendo-o fresco e suculento durante meses.

Os usos medicinais da cebola vão desde a sua ação calmante, emoliente ou diurética, até ao seu uso em casos de obstipação, resfriado, lombrigas ou picadas de insetos. Também é muito útil para eliminar calosidades.

Composição da cebola (100g de cebola fresca)

Água - 89,1
Fibra - 0,9
Gordura - 0,2
Cinzas - 0,5
Celulose - 0,7
Glúcidos - 0,4
Hidratos de carbono - 8,8
Proteínas - 1,3
Calorías - 38,0

Vitaminas: a cebola contém vitaminas A, B, C, E e PP.

Minerais: entre outros, a cebola contém enxofre, cálcio, cloro, cobre, fósforo, ferro, magnésio, potássio, sódio e iodo.

A cebola e o colesterol

A cebola regula o colesterol. Uma experiência levada a cabo no Medical School da Índia, assim o demonstrou.

Aos voluntários foi dado:

1º dia: 4 fatias de pão com 25 g de manteiga cada uma, 100 g no total.

2º dia: o mesmo que no dia anterior, mas acrescentou-se 50 g de cebola crua.

3º dia: o mesmo que no 1ºdia, acrescentando cebola cozida.

4º dia: o mesmo que no 1ºdia e, 4 horas depois, acrescentou-se cebola.

Resultados

1º dia: (pão com manteiga e sem cebola) os níveis de colesterol foram elevados; em alguns casos 30,6 pontos.

2º dia: o índice de colesterol no 2º dia (pão, manteiga e cebola crua) foi inferior a um terço, ou seja, 9,4 pontos.

Este resultado foi praticamente igual nos dias 3 e 4.

Desta experiência pode concluir-se, por exemplo, que quando se come tortilha de ovos, muito rica em colesterol, se esta levar cebola, a ação do colesterol do ovo fica reduzida pela ação da cebola.

Remédios caseiros com cebola

Bronquite: prepare a seguinte infusão: ferva 30 g de cebola picada num litro de leite durante 10 minutos. Coe e adoce com mel. Beba uma chávena (de chá) desta infusão antes do pequeno-almoço e outra antes de se deitar.

Queda de cabelo: massaje o couro cabeludo com uma preparação de cebola: rale cebola e coe. Esfregue o cabelo e o couro cabeludo com o líquido obtido. Deixe atuar 20 minutos e lave como habitualmente. Vá repetindo o tratamento.

Ciática: a dor de ciática combate-se com compressas embebidas em sumo de cebola crua. Em água quente (tanto quanto possa suportar), deite 200 g de cebola crua ralada por cada litro de água. Mexa e coe. Molhe compressas na água obtida, esprema-as ligeiramente e aplique-as na área dolorida.

Diarreia: para cortar a diarreia, tome tisana de cebola. Corte 3 cebolas em pedaços pequenos e infunda-as num litro de água a ferver. Beba 3 chávenas desta infusão diariamente, até obter resultados.

Dor de mós: a dor de mós pode acalmar-se com um tampão embebido em sumo de cebola. Também se pode mastigar cebola crua e cuspir várias vezes até que a dor acalme. 

Insónia: prepare a seguinte infusão: ferva 1 litro de água e acrescente 50 g de cebola cortada. Coe e adoce a gosto com mel. Beba uma chávena da infusão antes de se deitar.

Enxaqueca: para combater as dores de cabeça de origem nervosa, é muito eficaz aplicar compressas de cebola crua ralada sobre a testa.

Manchas na cara: para as manchas na pele, prepare uma loção com sumo de cebola e aplique com um pedacinho de algodão.

Ataque de nervos: ante um ataque de nervos, é boa ideia cortar uma cebola ao meio e respirar uma das metades.

Zumbido de ouvidos: quando se produz zumbido de ouvidos, um algodão empapado em sumo de cebola (e espremido) e introduzido no ouvido afetado é o mais eficaz.

Verrugas: as verrugas desaparecem com a aplicação de cebola. Faça um buraco numa metade de cebola e encha-o com sal grosso. Espere uma horas, até que se forme líquido. Aplique diariamente o líquido resultante, de manhã e à noite.

Picadas de insetos: corte uma cebola ao meio e esfregue a zona da picada.

Manipulação e odor da cebola

Quando cortamos cebola os nossos olhos costumam chorar. Isto deve-se a umas finas partículas que a cebola desprende quando é cortada. Para evitar este inconveniente, pode cortar a cebola perto de água corrente quente. 

E para evitar o hálito a cebola, pode mastigar um grão de café ou uma folhinha de salsa após a ingestão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...