sábado, 12 de julho de 2014

O açúcar engorda?

O açúcar engorda? Faz mal à saúde? Devemos deixar de o consumir? Quais são os alimentos com mais açúcar? Tire já as suas dúvidas aqui!

Se bem que muitas vezes nos custa a aceitar, o nosso metabolismo não é o mesmo aos 40 ou aos 50 anos que aos 20 anos. Por isso é importante aprendermos a controlar o nosso consumo de certos alimentos, mas sobretudo, é importante que aprendamos a conhecê-los bem. A pensar nisso, deixo-lhe aqui as respostas às perguntas mais frequentes sobre o açúcar.


Todos os açúcares são maus para a saúde?

Não, mas todos os açúcares somam calorias e 0 (zero) nutrientes às comidas. Por este motivo é mais recomendável acrescentar açúcar a comida rica em nutrientes para melhorar o seu sabor, do que consumir "comida de plástico" altamente açúcarada.

Qual é o limite de açúcar que devemos consumir por dia?

Aproximadamente 100 calorías (6 colheres de chá) as mulheres e 150 calorías (9 colheres de chá) os homens. No caso das crianças, as crianças em idade pré-escolar não devem consumir mais de 64 calorías (4 colheres de chá) e as crianças entre os 4 e os 8 anos de idade só devem consumir 48 calorías (3 colheres de chá). Aproximadamente numa colher de chá de açúcar há 16 calorías.

O açúcar engorda?

As pessoas aumentam de peso e de tecido gordo quando ingerem mais calorías do que as que consomem nas suas atividades diárias. Comer calorías a mais, venham elas dos hidratos, das proteínas ou das gorduras, engorda independentemente do açúcar consumido.

Os alimentos sem açúcar não contêm calorías?

Não tem que ser bem assim. Os alimentos podem conter calorías de outros hidratos, proteínas ou gorduras. Por isso ler as etiquetas dos produtos alimentares é essencial.

Que alimentos contêm mais açúcar?

O chocolate solúvel (15 g por cada 100 g de produto); bolachas (20 g por cada 100 g de produto); chocolate branco (60 g de açúcar por cada 100 g de chocolate); doce (50% de açúcar e 50% de fruta); iogurte de sabores (32 g de açúcar por cada 100 g de produto); frutas em conserva (30 a 32 g de açúcar por cada 100 g); etc.

Então, agora que já sabe um pouco mais sobre o açúcar, fique atenta! Evite consumi-lo em excesso e leia os rótulos da próxima vez que for às compras. Mas também não precisa de ser radical. Não tem que excluir o açúcar da sua alimentação. Seja razoável. E não deixe que lhe "amarguem" a vida!

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