quinta-feira, 3 de julho de 2014

Remédios caseiros para curar a dor de ouvidos

A dor de ouvidos é causada pela acumulação de líquido no ouvido médio e pela pressão que este líquido exerce sobre o tímpano. Costuma acompanhar os resfriados comuns.

Não há nada mais desesperante do que uma dor de ouvidos. Ante uma dor assim, o melhor é procurar imediatamente um médico, para que a diagnostique e medique. Entretanto, enquanto a ajuda não chega, alguns remédios caseiros podem ajudá-la a aliviar este desagradável incómodo.


Aplicar uma toalha quente. Molhe uma toalha em água quente, escorra-a e aplique-a pressionando contra a orelha afetada. O calor pode aliviar rapidamente a dor.
Nota: procure que a água esteja quente, mas que não queime.

Compressa de cebola. Cozinhe uma cebola em água até que esteja mole. Retire a cebola da água e envolva-a ainda quente (mas que não queime) num pano de algodão. Pressione a cebola assim envolta contra o ouvido dolorido para aliviar o incómodo.

Saquinho de sal. Encha um saquinho de algodão com sal marinho e aqueça-o no microondas durante uns segundos. Coloque o saquinho quente (mas que não queime) encostado ao ouvido afetado, até que arrefeça. Este remédio ajuda a secar o líquido que causa a dor no ouvido.

Inalação com vapor. Acrescente 1 colher (de sobremesa) de Vicks a uma tigela com água fervente. Coloque uma toalha sobre a cabeça e inale o vapor através do nariz, 2 ou 3 vezes por dia, até que a dor desapareça.

Outros conselhos

*Jamais insira um cotonete no ouvido; isso pode perfurar o tímpano.

*Coloque uma bola de algodão nos ouvidos quando toma banho, para impedir que a água entre no canal auditivo.

*Procure imediatamente um médico se a dor persistir; sempre que se trate de uma criança; ou se a dor for acompanhada de febre.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...