quarta-feira, 25 de junho de 2014

Sopa doce de frutos vermelhos

Somos aquilo que comemos. Não há nada mais verdadeiro do que isto. Poderíamos prevenir muitos dos nossos problemas de saúde se fizéssemos uma alimentação correta... E a natureza é tão sábia que nos oferece tudo aquilo que é necessário para vivermos bem, para vivermos melhor, para vivermos com saúde.

Hoje vamos falar dos frutos vermelhos. Tão intensamente coloridos, atraentes e apetitosos. Aqui fica uma interessante lista de alguns dos frutos vermelhos mais comuns e das suas benéficas propriedades.

Morango. Talvez o mais comum. O morango é rico em vitaminas B, C, E e K, betacarotenos, folatos, potássio e fibras. Neutraliza os efeitos cancerígenos do fumo do cigarro. Reduz os níveis de ácido úrico, combate a hipertensão, limpa o aparelho digestivo, é diurético, previne o reumatismo, dissolve cálculos renais, reforça as defesas do organismo e é excelente para a saúde do fígado. Também embeleza a pele e tem poucas calorias. Viu só. Tantos motivos bons para incluir o morango na sua alimentação.

Mirtilo. O mirtilo é rico em antioxidantes que previnem doenças cardiovasculares e diferentes tipos de câncer, além de combater o colesterol e melhorar a circulação. Por isso passe a prestar mais atenção a esta baga roxa.

Framboesa. A framboesa é rica em vitamina C e vitaminas do complexo B, flavonóides e fibra. É excelente para o aparelho digestivo e melhora os transtornos menstruais. Uma boa amiga da mulher, portanto.

Amora. Muito comum à beira dos caminhos rurais. É só ter paciência para a apanhar. O alto conteúdo em vitamina C da amora ajuda a absorver o ferro, estimula o sistema imunológico, reduz os níveis de colesterol e os triglicéridos no sangue e combate a obstipação.

Bom, agora que já se convenceu de que os frutos vermelhos são um tesouro para a sua saúde, vamos lá à receita. Proponho-lhe uma sopa doce de frutos vermelhos. Porque afinal a sobremesa também pode ser sinónimo de saúde. 


Ingredientes

1 copo de açúcar mascavo
1 copo de sumo de frutos vermelhos (da sua preferência, mas procure que seja natural)
2 copos de iogurte natural magro
1 copo de morangos
1 copo de amoras
1 copo de framboesas
1/2 copo de mirtilos

Preparação

Aqueça o açúcar mascavo com o sumo de frutos vermelhos até obter um ligeiro caramelo. Baixe o lume e acrescente o iogurte. Mexa delicadamente. Junte então os frutos vermelhos, em pedacinhos, e deixe cozinhar apenas o tempo suficiente para que fiquem macios. Retire do lume. 

Utilização

Agora é só deliciar-se. Bom apetite. 

2 comentários:

  1. Bela sopa, cara Isabel!

    E com tantos benefícios vou mesmo aderir a ela. :)

    Obrigada.

    :)

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Olinda.

      Que bom contar consigo.

      Beijinhos

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...