sábado, 21 de junho de 2014

Medidas a tomar em caso de calor

Hoje começa o verão! As temperaturas vão começar a subir e não tarda fará muito, mas mesmo muito calor. Daquele calor que nos faz "arder" de cada vez que saímos à rua. Que nos dá até vontade de mergulhar de cabeça no primeiro lago de cisnes que nos aparece pelo caminho. Com os pequenos cisnes lá dentro e tudo.
O excessivo calor do verão apoquenta-nos a todos, mas são as crianças e os idosos aqueles que mais sofrem. Por isso, é útil conhecer uma série de medidas que devem ser tomadas assim que as temperaturas dispararem. Tome nota.


- Refresque-se cada vez que sentir calor e hidrate-se constantemente. Não espere ter sede para beber água (as crianças e os idosos  costumam esquecer-se de ingerir líquidos. Atenção!). Mas evite as bebidas muito frias e açucaradas.

- Evite fazer grandes esforços nas horas mais calorosas. Não passe a ferro ou limpe o sótão nessa altura. Deixe essas tarefas para os momentos mais frescos do dia.

- Vista roupas claras e de tecidos leves. Evite as roupas muito apertadas que, além de serem desconfortáveis, também farão com que sinta ainda mais calor.

- Evite sair à rua durante as horas centrais do dia. Não saia sem um chapéu e use sempre protetor solar.

- Procure passar a maior parte do tempo à sombra e em lugares frescos.

- Se não tem ar condicionado, use uma ventoinha para refrescar a casa. Mantenha as cortinas corridas e as janelas fechadas durante o dia. Abra-as só à noite e durante as primeiras horas da manhã.

- Evite as comidas muito pesadas. Coma pequenas porções de cada vez e prefira verduras e frutas frescas.

- Evite que as crianças e os idosos viagem em carros sem ar condicionado. Jamais os deixe fechados no interior do veículo.

- Peça imediatamente ajuda se se sentir com náuseas ou enjoo por cauda do calor. É melhor prevenir.


Tisana refrescante de flores do verão

Ingredientes

1 pétala de rosa (disponíveis em lojas especializadas em chá)
10 flores de camomila
1 folha de menta
1 rodela de limão
1 chávena (de chá) de água fervente

Preparação

Coloque todos os ingredientes numa chávena e regue-os com a água a ferver. Deixe repousar durante 5 minutos. Extraia as ervas e adoce a gosto com mel.

Utilização

Beba assim ou, se preferir, beba a tisana fresca. Para isso, acrescente uns cubos de gelo ou sumo de maçã gelado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...