segunda-feira, 9 de junho de 2014

Calcular o dia da ovulação

A ovulação é o momento mensal favorável para conceber um filho. Durante o ciclo menstrual, a mulher tem apenas cerca de 25% de hipóteses de engravidar. Por isso, se está à procura de bebé, é fundamental que saiba como calcular a data provável da sua ovulação, para assim poder aumentar as suas chances de engravidar.

O ciclo menstrual

O ciclo menstrual é composto de 3 fases: a fase folicular (que dura cerca de 14 dias, 5 dias dos quais correspondem à menstruação propriamente dita); a fase ovulatória (ovulação, que dura cerca de 24 horas); e a fase luteínica (que são os últimos 14 dias do ciclo).
Porém, os dados acima são válidos para um ciclo de 28 dias. Ora, acontece que muitas mulheres não têm um ciclo tão certinho assim; afinal o corpo da mulher não é nenhum relógio suisso. Assim sendo, como calcular então o dia provável da ovulação?

Deve saber o seguinte: em algumas mulheres a fase folicular pode ser mais curta ou mais longa e então a ovulação terá lugar mais cedo ou mais tarde dentro do ciclo menstrual. Mas a fase lútea dura sempre cerca de 14 dias. E é esta informação que lhe permitirá calcular a sua ovulação.

Assim, para determinar o dia da sua ovulação deve subtrair 14 dias à duração habitual do seu ciclo menstrual. Por exemplo:

Para um ciclo curto de 22 dias, a ovulação terá lugar no dia 8 do ciclo (22-14=8).

Para um ciclo normal de 28 dias (ideal), a ovulação terá lugar no dia 14 do ciclo (28-14=14).




Para um ciclo longo de 32 dias, a ovulação terá lugar no dia 18 do ciclo (32-14=18).

E quais são os dias mais férteis do mês, isto é, aqueles em deverá ter relações com vista a conseguir uma gravidez?

O chamado período fértil vai para além do próprio dia da ovulação. Explico-lhe porquê. É que os espermatozóides podem viver cerca de 4 a 5 dias no interior do corpo da mulher e o óvulo libertado dura cerca de 24 horas. Assim, o período fértil começa cerca de 4 dias antes da ovulação e termina cerca de 24 horas depois da ovulação. E é durante este período que deve intensificar os seus treinos.

Alguns sintomas da ovulação:

- Algumas mulheres podem sentir uma moinha num dos lados da parte inferior do abdómen, que provavelmente terá a ver com o rompimento do folículo e libertação do óvulo.

- O muco cervical (segregado pelo útero) torna-se mais claro e fluido, para facilitar as relações sexuais e a deslocação dos espermatozóides em direção ao óvulo.

- A temperatura do corpo aumenta algumas décimas de grau (0,3ºC, mais ou menos).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...