quinta-feira, 19 de junho de 2014

Remédios caseiros para eliminar o mau cheiro nos pés

Porque é que os pés cheiram?

Pense num dia de calor, durante o verão; correu o dia todo de um lado para o outro. Ai! Pobres pés! Já não podem mais. Estão suados, cansados, quentes, desconfortáveis. Não vê a hora de chegar a casa para se poder descalçar e pôr à vontade. E é a primeira coisa que faz quando se senta no sofá. Mas, logo a seguir, que embaraço! Todos à sua volta se queixam e tapam o nariz. 

E o que é que causa este mau cheiro nos pés?

São as bactérias. Estes bichinhos pequeninos vivem nos seus pés e alimentam-se de pele morta e dos óleos da sua pele. E como adoram ambientes húmidos e fechados, como por exemplo o ambiente transpirado que se cria nos seus ténis ou sapatos fechados quando anda muito e faz calor, as danadas aproveitam o momento para se alimentarem vorazmente, eliminando a seguir substâncias mal cheirosas. Pronto. Está tudo explicado. São essas substancias que causam o odor desagradável.


Lavanda e salva para acabar com o mau cheiro nos pés

Mergulhar os pés numa decocção de lavanda e salva atenua o mau cheiro dos pés provocado pela transpiração excessiva.

Ingredientes

2 colheres de lavanda
2 colheres de salva
2 litros de água

Preparação

Ferva as plantas na água durante 5 minutos. Deixe arrefecer a mistura até uma temperatura agradável e coe. Se quiser, acrescente 2 gotas de tea tree.

Utilização

Introduza os pés na mistura e deixe-se ficar assim durante 20 minutos. No final seque bem a pele, mesmo entre os dedos. Notará a diferença: pés limpos, desodorizados e sãos.

Conselhos:

- Lave os pés todos os dias. A higiene diária é a melhor prevenção

- Com ténis ou sapatos fechados use meias de algodão. O algodão absorve a transpiração e permite que os seus pés respirem.

- Não use o mesmo par de sapatos todos os dias. Isto agrava o problema. Alterne os sapatos e deixe os sapatos usados ao sol durante um bocado para matar os germes.

- Caminhe com os pés descalços. Deixe que os seus pés se ventilem, caminhando na areia ou na relva, especialmente durante o verão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...