sábado, 24 de maio de 2014

Suco anti radicais livres

O stress, a poluição, o cigarro, uma alimentação demasiado rica em gorduras e o próprio funcionamento do organismo, dão origem à produção dos chamados radicais livres.

Mas o que é isso dos radicais livres?

Os radicais livres são moléculas instáveis e perigosas que provocam alterações nas células (oxidação) que acabam por acelerar o seu envelhecimento.

Nesta experiência simples que lhe vou mostrar poderá ver melhor como atuam os radicais livres.

Corte uma maçã ao meio. Ponha umas gotas de sumo de limão sobre uma das metades e deixe ambas as metades ao ar livre, na cozinha, durante algumas horas. Quando regressar, verá que uma das metades ficou de cor acastanhada e a outra continua branca. A cor acastanhada é indicativa do processo de oxidação em curso. Mas o sumo de limão (que contém níveis elevados de vitamina C, um antioxidante) sobre a metade da maçã cortada retarda o processo que a põe acastanhada (o processo de oxidação). Agora imagine o que a maravilhosa vitamina C pode fazer por si!

Concluímos então que os antioxidantes têm a capacidade de neutralizar os radicais livres, protegendo o organismo do seu efeito, isto é, retardando o processo de envelhecimento das células.

Suco de Kiwi antioxidante (ou seja, anti radicais livres)

O Kiwi possui, em cada 100 gramas, cinco vezes mais vitamina C do que a laranja ou o limão, por exemplo. É uma fruta varredora de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e algumas doenças. Também é rico em potássio e por isso colabora para recuperar as células, dando mais viço à pele.

Ingredientes

2 Kiwis
250 ml de água
1 colher (de sopa) de açúcar de frutas

Preparação

Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Utilização

O ideal é beber um suco destes três vezes por semana.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...