quinta-feira, 22 de maio de 2014

Intolerância à lactose

O que é a lactose?

A lactose é o único hidrato de carbono do leite e é exclusivo desse alimento, porque apenas é produzida nas glândulas mamárias dos mamíferos.
Para ser absorvida, a lactose tem de ser dividida em glicose e galactose e por isso todos os mamíferos produzem uma enzima que tem essa função - a lactase.

Então, o que é a intolerância à lactose?

A intolerância à lactose ocorre quando existe presença de lactose mal digerida no intestino. Já o dissemos atrás: para digerirmos a lactose necessitamos de uma enzima especial - a lactase - que tem a função de dividir a lactose nos seus componentes mais simples (glicose e galactose), permitindo assim a sua absorção para a corrente sanguínea.

Ora, o que acontece é que, quando o organismo não produz lactase suficiente (deficiência da lactase), a lactose permanece "inteira" no intestino, podendo causar sintomas de desconforto abdominal como dor, diarreia, náuseas, flatulência e barriga inchada.

Existe tratamento?

Claro que existe. Existe tratamento de farmácia. Para tal, deve consultar o seu médico. Então e quanto ao tratamento caseiro? Bom, em casa o que pode fazer é reduzir a quantidade de lactose, ingerindo produtos com baixo teor de lactose.

Sugestão

Bolo pudim de coco, rapidíssimo e sem lactose

Necessita de: 3 ovos, 14 bolachas Maria sem lactose, 1 copo (200 ml) de coco ralado, 1 copo (200 ml) de açúcar, 1 copo (200 ml) de leite 0% lactose.

Como fazer: bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um preparado uniforme. Forre o fundo de uma forma de silicone apta para microondas com caramelo liquido e verta a mistura. Leve ao microondas na potencia máxima durante 10 minutos. Deixe arrefecer no microondas, pelo menos 1 hora, antes de desenformar.



Bom proveito!

1 comentário:

  1. Ótima dica!!!

    Que tal ter um ótima refrigeração para seus ingredientes?
    O que precisar nós temos! Se não temos, Criamos!
    Temos ótimos projetos de novas instalações!
    Visite nosso site www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...