terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Maca Peruana: um potenciador natural da fertilidade que ajuda a engravidar

Os Incas usavam a Maca como alimento para aumentar a vitalidade dos seus soldados durante as batalhas e também como um potenciador da fertilidade e do vigor sexual.

Mas, o que é a Maca?

A Maca é semelhante a um pequeno nabo. O seu cultivo é feito entre os 2800 e os 4800 metros acima do nível do mar, nos Andes Peruanos, daí a sua designação de Maca Peruana.
Já se cultivava Maca no Peru lá pelo ano 1600 a.C. e era então considerada pelos Incas como um presente dos Deuses. Na época colonial a Maca era tida em tal valor, que os nativos pagavam os seus tributos ás autoridades espanholas usando este tubérculo como moeda.

O que é que aconteceu então que levou os espanhóis a aderirem à Maca? Bom, é sabido que quando os espanhóis conquistaram as terras altas dos Andes e aí se estabeleceram, depressa constataram que as suas mulheres se tornavam incapazes de dar à luz ou de levar uma gestação até ao fim, enquanto que eles perdiam vigor e apetência sexual. E isto, por causa da altitude. Mas, observando os nativos, os colonizadores verificaram que tanto mulheres como homens eram vigorosos e fecundos. Perguntaram aos Incas qual a razão para que assim fosse e, então, descobriram um precioso segredo: o povo das alturas usava Maca para tudo: para se alimentar, para estimular a fertilidade, para agraciar os Deuses. Os espanhóis não hesitaram: adotaram a Maca na sua alimentação e logo as suas mulheres puderam voltar a ter filhos, enquanto eles ganhavam de novo disposição e vigor acrescido. Mas este segredo ficou-se lá pelas terras altas do Peru.

Então porque é que agora, passados tantos e tantos anos, a Maca anda na boca (literalmente) do mundo ocidental? A razão é simples: o ocidente descobriu os poderes afrodisíacos e curativos da Maca.


Propriedades da Maca

A Maca promove um sono descansado, melhora a memória e a função cerebral, retarda o processo de envelhecimento, detém a queda do cabelo e fortalece as unhas, diminui o cansaço e aumenta a sensação de bem-estar.

Mas, vamos ao ponto que nos interessa. Quais os benefícios da Maca para a fertilidade do casal?

Sabe-se que a Maca do Peru já era utilizada pelos curandeiros ancestrais como remédio para aumentar a fertilidade das mulheres.

Propriedades da Maca para a saúde reprodutiva da mulher:

- Equilibra as hormonas.

- Aumenta a fertilidade.

- Aumenta a libido.

- Reduz a fadiga.

- Melhora o humor.

Propriedades da Maca para a saúde reprodutiva do homem:

- Aumenta a fertilidade.

- Estimula a produção de esperma e melhora a sua qualidade.

- Aumenta o desejo sexual (é conhecida popularmente como o "viagra dos Incas").

Apresentações da Maca: é possível adquirir Maca Peruana em pó em qualquer loja de produtos naturais.

Utilização:



Batido de Maca

1 colher (de chá) de Maca, 1 colher (de chá) de cacau em pó, 200 ml de leite. Misture os ingredientes, adoce com frutose e polvilhe com canela. Experimente, que o sabor é bem agradável!

Outros conselhos de utilização: adicione Maca à sua bebida preferida, cereais, batidos, sumos, iogurtes, bolos, pudins, sopas.

Atualização: A MINHA EXPERIÊNCIA

Após um mês a tomar Maca notei que:

- A minha pele melhorou muito: está mais limpa, suave e viçosa.

- Perdi peso (não era o objetivo, mas foi uma perda de peso muito bem vinda; perdi pelo menos 2 quilos).

- Meu período está mais regular e tenho a impressão que os meus ovários começam a querer funcionar normalmente. Os benefícios hormonais são o melhor que a Maca oferece. É extraordinário.

- Noto mais lubrificação vaginal. Excelente!

- Estou menos cansada. A Maca dá mais energia, sem dúvida.

Só por isto já valeu a pena. E, claro, vou continuar até alcançar o meu objetivo.

AVISO: Devo porém avisar as leitoras do seguinte: a Maca em pó provocou-me diarreia. Parece ser um dos seus efeitos desagradáveis. Se calhar o único. Por isso, recomendo a todas que optem pela Maca em cápsulas. Aconselhem-se na vossa ervanária habitual.

15 comentários:

  1. Pode ser em capsula? O efeito é o mesmo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, pode. O efeito é precisamente o mesmo. Aliás, como a maca tem um sabor muito peculiar e há pessoas que não gostam, as cápsulas podem ser uma boa opção.

      Eliminar
  2. Uma dúvida apenas, por quanto tempo tomar as cápsulas de Maca?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu comecei a notar os efeitos da Maca após um mês de uso. Continuei, tomei durante dois meses e agora vou descansar.

      As mulheres que dizem ter engravidado com a Maca, referem que tomaram Maca durante três meses antes de ter engravidado.

      A Maca é um alimento; por isso pode ser tomada durante três meses, depois descansar e continuar durante algum tempo mais.

      O melhor é informar-se com o pessoal da ervanária onde comprar a Maca. Aí saberão com certeza aconselhá-la devidamente de acordo com o seu caso concreto.

      Já agora, sugiro que visite o seguinte sitio na Internet, especializado em Maca:

      www.inkanat.com

      Aceda ao forum. Aí encontrará muitissima informação sobre este assunto e resposta a quase todas as questões que lhe possam acudir ao espírito. Assim como muitos testemunhos.

      O sitio está em espanhol, mas entende-se bem. E pode sempre usar os recursos do google para traduzir.

      Bjs

      Eliminar
  3. Olá, ótimo post, obrigado pelas informações. Gostaria apenas de sugerir também incluir estes estudos científicos que mostram a eficácia da maca peruana:

    http://www.noticiasnaturais.com/2014/11/maca-peruana-conheca-o-poder-deste-superalimento-de-acordo-com-a-ultimas-pesquisas/

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela participação.

    Isabel Gomes

    ResponderEliminar
  5. Me disseram de que quem tem tiroidismo, devenevitar qualquer alimento da família dos cruciferos, gostaria de saber atē que o ponto é verdade?

    Muito Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem tem hipotiroidismo deve evitar alimentos que contenham goitrogénicos, substância que desliga a função da glândula tiróide. Deve pois evitar alimentos com soja ou seus derivados, vegetais crucíferos crus ou mal cozinhados como couve-flor, brócolos, couves de Bruxelas e nabos, amendoins, pinhões, morangos, pêssegos e pêras.

      Lembrar que a Maca, semelhante a um pequeno nabo, é uma crucífera.

      Isabel Gomes

      Eliminar
  6. Comecei a tomar maca peruana, mas eu tenho ansiedade generalizada, e estou com medo de continuar a tomar e ter crises.Alguem sabe me dizer se ela tem algum efeito colateral?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como tudo, a maca peruana também tem alguns efeitos indesejáveis. Já relatei acima, no post, o efeito secundário da diarreia.

      Se consumida com moderação, em doses culinárias normais, é segura.

      Desconheço qualquer efeito da maca sobre a ansiedade; mas como aumenta a energia e age sobre as hormonas, poderá também aumentar os níveis de ansiedade??? O melhor é escutar o seu organismo. Se não se sentir bem com a maca, deixe de tomar e opte por outro produto que a ajude a alcançar os seus objetivos.

      Isabel Gomes

      Eliminar
    2. Tenho tbm e estou tomando e não senti nada de anormal

      Eliminar
    3. Tenho tbm e estou tomando e não senti nada de anormal

      Eliminar
    4. Obrigada pela intervenção, Adriana.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar
  7. Eu estou tomando há pouco menos de um mês. Realmente o desejo sexual deu uma melhorada bem significativa, mas isso não garante as ereções duradouras. Eu tomo em cápsulas, e me provocou diarreia há uma smana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse caso, o melhor é pedir conselho junto do profissional onde adquiriu as cápsulas.

      Obrigada por ter partilhado a sua experiência.

      Isabel Gomes

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...