sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Xarope de cebola e mel contra a tosse

Já cá está o outono. O tempo mudou. À noite, ao fim da tarde, de manhã, a temperatura é mais baixa e se não nos aconchegarmos devidamente, facilmente apanhamos um resfriado. Foi o que me aconteceu nestes últimos dias e agora não paro de tossir.
Como sou de opinião que não devemos estar sempre a tomar medicinas (a não ser que seja estritamente necessário), resolvi recorrer ao meu arsenal particular de remédios caseiros e preparei esta receita de xarope de cebola e mel, que agora partilho convosco.

Ingredientes

1 cebola média
2 colheres (de sopa) de mel

Preparação

Pique a cebola. Coloque a cebola picada num frasco de vidro (com tampa) e acrescente o mel. Mexa e deixe a mistura repousar durante algumas horas (até que se forme líquido).

Utilização

Ao longo do dia, vá tomando colherinhas do suco de cebola e mel, que se formou após a maceração. Vai ver como a tosse diminui como que por artes de magia e rapidamente começa a sentir-se muito melhor.



Nota: este é um remédio fácil, delicioso e eficaz, tanto do agrado dos adultos como das crianças.

Aviso! Crianças com menos de dois anos de idade não devem comer mel, por causa da presença de bactérias causadoras do botulismo intestinal. Crianças de tenra idade ainda não conseguem eliminar essas bactérias.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Máscara de soja contra o envelhecimento da pele

A soja pode ser a melhor aliada na sua luta contra o envelhecimento prematuro da pele, pois as suas propriedades são boas para tratar o rosto. Ajuda a evitar a secura, a retardar o envelhecimento celular (efeito antioxidante) e a combater as rugas e as linhas de expressão porque estimula a produção de colagénio.

Ingredientes
Farinha de soja
Água morna
1 cápsula de óleo de germe de trigo

Preparação
Misture farinha de soja com água morna, quanta baste para obter uma mistura densa. Acrescente o conteúdo da cápsula de germe de trigo e mexa para obter uma mistura homogénea.

Utilização
Aplique a mistura no rosto limpo. Deixe atuar durante cerca de 30 minutos e enxagúe.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Papas de aveia para o seu pequeno-almoço!

O seu nome cientifico é Avena sativa e é um dos cereais mais ricos em proteínas, hidratos de carbono e vitaminas do grupo B, como a vitamina B1 ou tiamina (necessária para o bom funcionamento do sistema nervoso). Também fornece minerais como fósforo, magnésio, cálcio e ferro. 100 gramas de aveia fornecem cerca de 335 calorias, 12 gramas de proteínas, 60 gramas de hidratos de carbono e 6 gramas de fibras, entre outros aportes. A aveia é por todas estas razões e outras mais uma excelente alternativa para ir variando o seu pequeno almoço.

As minhas papas de aveia para o pequeno-almoço

Ingredientes

100 gr de flocos de aveia
375 ml de leite (ou uma mistura de leite e água, se preferir)
1 pitadazinha de sal
1 colher (de sopa) de açúcar amarelo (se não é gulosa, pode omitir o açúcar)
Passas de uva
Canela em pó
Raspa de laranja

Preparação

Leve os flocos e o leite ao lume. Quando a mistura começar a ferver, reduza para o mínimo e vá mexendo com uma colher de pau durante cerca de 8 minutos. Quanto mais mexer, mais cremosas vão ficar as papas. Se necessário, junte um pouco mais de leite de modo a ter umas papas mais líquidas ou mais secas (ao seu gosto). Quando a aveia estiver cozida (e sem deixar de mexer) junte um punhadinho de passas de uva (que além de enriquecer a preparação, também adoçam naturalmente), uma pitada de canela em pó e um pouquinho de raspa de laranja. Deixe cozinhar tudo durante mais 2 minutos.

Utilização

Sirva logo e...bom apetite!


Experimente sem hesitar. É uma opção muito saudável e deliciosa. Depois de provar a primeira vez, vai querer comer papas de aveia muitas mais vezes!

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Cortar as unhas muito duras

Por vezes as unhas, e especialmente as unhas dos pés, podem tornar-se demasiado duras, dificultando o seu corte. Para as amolecer, adquira o hábito de fazer regularmente um banho quente de pés. Após este banho, massaje as unhas com um pouco de óleo de amêndoas doces. As unhas amolecerão e o seu corte será assim facilitado.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...