sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Xarope de cebola e mel contra a tosse

Já cá está o outono. O tempo mudou. À noite, ao fim da tarde, de manhã, a temperatura é mais baixa e se não nos aconchegarmos devidamente, facilmente apanhamos um resfriado. Foi o que me aconteceu nestes últimos dias e agora não paro de tossir.
Como sou de opinião que não devemos estar sempre a tomar medicinas (a não ser que seja estritamente necessário), resolvi recorrer ao meu arsenal particular de remédios caseiros e preparei esta receita de xarope de cebola e mel, que agora partilho convosco.

Ingredientes

1 cebola média
2 colheres (de sopa) de mel

Preparação

Pique a cebola. Coloque a cebola picada num frasco de vidro (com tampa) e acrescente o mel. Mexa e deixe a mistura repousar durante algumas horas (até que se forme líquido).

Utilização

Ao longo do dia, vá tomando colherinhas do suco de cebola e mel, que se formou após a maceração. Vai ver como a tosse diminui como que por artes de magia e rapidamente começa a sentir-se muito melhor.



Nota: este é um remédio fácil, delicioso e eficaz, tanto do agrado dos adultos como das crianças.

Aviso! Crianças com menos de dois anos de idade não devem comer mel, por causa da presença de bactérias causadoras do botulismo intestinal. Crianças de tenra idade ainda não conseguem eliminar essas bactérias.

5 comentários:

  1. Realmente um remédio caseiro facílimo e que eu não conhecia. Receio um pouco o sabor a cebola mas vou experimentar. Também cenoura e mel dá um remédio excelente.

    Obrigada

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olinda! Não receie o sabor. Fica bom!

      Cenoura e mel é outra ótima opção. Obrigada por partilhar.

      Bjs

      Eliminar
  2. vou fazer para meu bebe que ta com tosse que nao para

    ResponderEliminar
  3. não se pode dar mel para bebe, tem que ter mais de um ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com efeito, tem razão. Os bebés com menos de um ano não devem tomar mel. Como normalmente público os remédios a pensar em gente mais crescida, esqueci-me de alertar para este facto. Da próxima vez vou procurar estar atenta a estes pormenores. Obrigada por ter alertado.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...