Avançar para o conteúdo principal

Xarope de cebola e mel contra a tosse

Já cá está o outono. O tempo mudou. À noite, ao fim da tarde, de manhã, a temperatura é mais baixa e se não nos aconchegarmos devidamente, facilmente apanhamos um resfriado. Foi o que me aconteceu nestes últimos dias e agora não paro de tossir. Como sou de opinião que não devemos estar sempre a tomar medicinas (a não ser que seja estritamente necessário), resolvi recorrer ao meu arsenal particular de remédios caseiros e preparei esta receita de xarope de cebola e mel, que agora partilho convosco.

Ingredientes

1 cebola média
2 colheres (de sopa) de mel

Preparação

Pique a cebola. Coloque a cebola picada num frasco de vidro (com tampa) e acrescente o mel. Mexa e deixe a mistura repousar durante algumas horas (até que se forme líquido).

Utilização

Ao longo do dia, vá tomando colherinhas do suco de cebola e mel, que se formou após a maceração. Vai ver como a tosse diminui como que por artes de magia e rapidamente começa a sentir-se muito melhor.

Nota: este é um remédio fácil, delicioso e eficaz, tanto do agrado dos adultos como das crianças.

Aviso! Crianças com menos de 1 ano de idade não devem comer mel, por causa da presença de bactérias causadoras do botulismo intestinal. Crianças de tenra idade ainda não conseguem eliminar essas bactérias.