sexta-feira, 30 de março de 2012

Remédio caseiro contra a acne

A acne é uma doença da pele. É mais frequente durante a adolescência, quando o nível elevado de hormonas sexuais provoca o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, entupindo os poros e causando o aparecimento de borbulhas e pontos negros. As áreas preferidas pela acne são o rosto (especialmente a zona T), as costas, o decote e os ombros.

O que pode fazer para minimizar a acne:

- Lave o rosto 2 vezes por dia, uma de manhã e outra à noite. Certifique-se de que está a usar um sabonete adequado ao seu tipo de pele.

- Lave o cabelo com frequência. A gordura e a sujidade do cabelo entram em contacto com a cara, agravando a acne.

- Lave a fronha da sua almofada regularmente. A gordura que vai ficando na fronha pode piorar a acne.

- Procure dormir de barriga para cima. É melhor para a sua pele.

- Beba muita água. Procure manter a pele hidratada a partir de dentro. Isto faz uma grande diferença no processo de cura da acne. Beba pelo menos 8 copos de água por dia.

- Coma de forma saudável. Evite comidas gordurosas e salgadas. A vitamina C é boa para a pele afetada pela acne. Laranjas, pimento vermelho, kiwis, mangas e brócolos contêm muita vitamina C. Procure incluir estes alimentos no seu cardápio. A sua pele vai agradecer-lhe.

Loção de bardana contra a acne



Ingredientes:

1 colher (de chá) de bardana
250 mililitros de água

Preparação:

Leve a água ao lume e assim que começar a ferver acrescente a planta e deixe ferver durante 5 minutos. Retire do lume, deixe arrefecer e coe.

Utilização:

Aplique o líquido resultante sobre a pele afetada, com uma gaze ou algodão.
Repita o tratamento diariamente e a acne melhorará.

sábado, 24 de março de 2012

Tratamentos de beleza com óleo de argão - Argan Oil

Hoje está muito em voga que tudo aquilo que é usado na pele, deve também poder ser comido; ou seja, tudo aquilo que põe no seu rosto, corpo ou cabelos, deve poder ser digerido pelo seu organismo. É este o principio fundamental de um novo conceito de beleza: a beleza natural.

O óleo de argan é um bom exemplo deste principio. Ele é usado há séculos nas receitas tradicionais marroquinas e é também o segredo de beleza das mulheres de Marrocos.


O que é o Argan?
O Argan é uma árvore de Marrocos que pode chegar a viver até aos 2000 anos. Não necessita de muita chuva (tem raízes profundas para captar água no subsolo) e suporta temperaturas que vão dos 3ºC aos 50ºC.


O óleo de argan (ouro líquido!):
O óleo de argan é a base fundamental da cultura dos berberes. Eles cultivam-no e usam-no tanto na sua alimentação como na sua pele e cabelos, desde há muitos séculos. As mulheres berberes produzem o óleo de argan para as necessidades alimentares da população local, e também para os seus cuidados de saúde e de beleza.

O que diz a ciência moderna?
Durante séculos, as tribos berberes do sudoeste de Marrocos recorreram ao óleo de argan como componente básico da sua dieta alimentar e também como um precioso elemento da medicina tradicional. No inicio dos anos 90, análises químicas confirmaram as valiosas propriedades nutricionais e dermatológicas do óleo de argan (que incluíam o uso como tratamento para a acne, as rugas e as feridas ligeiras).

Propriedades do óleo de argan:
- anti-idade: regenera a pele;
- anti-séptico;
- trata problemas dermatológicos (acne, eczema, cicatrizes etc.);
- suaviza e hidrata a pele;
- protege a pele das agressões externas;
- aumenta o conteúdo das células;
- endurece as unhas;
- fortalece e hidrata o cabelo;
- previne e combate as estrias.

Como é que as mulheres marroquinas aplicam o óleo de argan cosmético?

No corpo: aplicam óleo de argan 1 hora antes do duche.

No rosto: aplicam óleo de argan no rosto limpo antes de ir dormir (o óleo de argan penetra rapidamente na pele, deixando-a hidratada, mas sem a sensação de pele engordurada).

Nas unhas: elas demolham as unhas numa mistura de óleo de argan e sumo de limão (em partes iguais) durante 15 minutos.

No cabelo: aplicam umas gotas de óleo de argan 1/2 hora antes do duche.

Faça os seus próprios cosméticos à base de óleo de argan:

Óleo de argan para cabelos sem brilho

1 colher (de sopa) de óleo de argan
1 colher (de sopa) de azeite

Misture bem os dois ingredientes e, em seguida, aplique o resultado nos cabelos, especialmente do meio para as pontas. Deixe atuar durante 10 minutos e, depois, lave como é hábito. Notará a diferença no brilho e no movimento dos seus cabelos.

Óleo de argan para unhas frágeis

1 colher (de sopa) de óleo de argan
Sumo de 1 limão grande

Esprema o limão e deite o sumo numa tacinha. Acrescente o óleo de argan e mexa bem. Demolhe as unhas na mistura durante 15 minutos. Repita o tratamento 1 vez por semana. Notará as suas unhas mais fortes, brilhantes e bonitas.

Óleo de argan anti-rugas

1 colher (de café) de óleo de argan
1 colher (de café) de óleo de amêndoas doces

Misture os dois óleos na palma da sua mão. Aplique o composto no rosto e pescoço e massaje delicadamente para que a mistura penetre na pele. É ideal para as peles extremamente secas e marcadas pela idade.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Remédio caseiro para a memória dos estudantes

Já sabe. Se quer tirar boas notas tem que estudar. E isto ao longo de todo o ano lectivo. Esta é a melhor receita para o sucesso escolar. Porém, quando os testes e exames se aproximam temos que trabalhar um pouquinho mais. E isto cansa. Deixa-nos de rastos. Ora, para ajudar nestes momentos não há nada melhor do que uma daquelas receitas miraculosas das nossas avós. Como pode muito bem calcular não se trata de nenhuma magia. Se não estudar, provavelmente não vai passar de ano. Mas se estudar, o seguinte remédio pode ajudá-la a que os resultados escolares sejam ainda melhores.

Os remédios naturais à base de plantas ajudam a melhorar a concentração, aumentam a memória e relaxam-nos durante esses dias em que não podemos deixar de estar mais stressadas devido à proximidade dos testes e exames.

Chá de cidreira

A cidreira melhora a actividade cerebral e a memória. E igualmente importante: não só melhora a concentração e o ânimo, mas também nos ajuda a estar mais tranquilas.


Ingredientes
1 chávena de água fervente
2 colheres de chá de folhas de cidreira
Mel

Preparação
Numa taça de loiça, coloque as folhas de cidreira. Regue-as com a água a ferver. Tape e deixe descansar durante 10 minutos. Coe por um passador de malha fina.

Utilização
Adoce a gosto com mel e beba em seguida.
Além de um excelente remédio, o chá de cidreira também é uma bebida muito agradável.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Receita caseira de água de rosas

A rosa é uma das flores mais populares do mundo, cultivada desde a antiguidade. É o simbolo do amor e da sedução, por excelência. Conta-se até que Cleópatra, conhecedora dos poderes das rosas, obrigava Marco António a caminhar sobre pétalas de rosas para chegar ao leito onde ela o esperava.

A água de rosas

A água de rosas é muito usada no cuidado da cútis. Além do seu agradável perfume, a água de rosas também contribui para a boa saúde da pele.


Propriedades da água de rosas

A água de rosas é relaxante, anti-inflamatória e descongestionante: ela faz desaparecer os sinais de cansaço do rosto e ainda contribui para eliminar as bolsas que às vezes aparecem debaixo dos olhos. Possui também alto conteúdo em vitaminas e antioxidantes (C,E, K, e carotenos), o que a converte num produto muito ativo contra os radicais livres, ajudando também a preservar a juventude das células.

Ingredientes:

Pétalas de 12 rosas frescas acabadas de colher
Água destilada que baste
1 filtro de papel para café

Preparação:

Deite metade das pétalas de rosas numa tigela de loiça e triture-as com um pouco de água destilada. Depois, acrescente as restantes pétalas, mas desta vez sem triturar. Pique o filtro de café em pedaços pequenos e acrescente-o à mistura. Junte água destilada até cobrir. Deixe a mistura repousar, bem tapada, durante 24 horas. Finalmente, coe por um passador de malha fina, espremendo muito bem as pétalas. Verta o líquido obtido num frasco de vidro escuro e utilize-o num curto espaço de tempo.

Utilização:

Embeba uma gaze ou uma bola de algodão no líquido obtido e passe-a delicadamente pela pele do rosto e do pescoço. Também pode utilizar a água de rosas para aromatizar a água do banho. 

terça-feira, 13 de março de 2012

Remédio caseiro para afinar uns tornozelos grossos e inchados

Os tornozelos são a parte final das pernas e também contribuem para a beleza destas. São dois os problemas principais que os podem afetar: a acumulação de gordura ou de água. Porém, estes problemas são de fácil solução. Há tratamentos destinados a esta região, como os envolvimentos com produtos específicos, que restauram novamente a leveza dos seus tornozelos.

Envolvimento com folhas de hera



Ferva, em pouca água, 100 folhas frescas de hera, previamente esmagadas. Coloque as folhas, ainda mornas, sobre uma gaze e envolva os tornozelos com ela. Estenda-se com as pernas ligeiramente elevadas e deixe atuar durante 30 minutos. Enxague com água fresca.
Use sempre que seja necessário.

terça-feira, 6 de março de 2012

Remédio caseiro para a gastrite

O que é a gastrite?

O nosso estômago é uma espécie de bolsa que recebe o que ingerimos. Internamente, essa bolsa é forrada por mucosa, uma camada rosada parecida com a que temos na boca. A gastrite é a inflamação da mucosa do estômago.

O que causa a gastrite?

Uma má alimentação, com excesso de gorduras e condimentos fortes; beber pouca água; o stress e a correria da vida moderna e também alguns medicamentos, são apontados como possíveis causas da gastrite.

Quais os sintomas da gastrite?

Os sintomas mais comuns da gastrite costumam ser ardor, dor de estômago, acidez, perda de apetite, soluços, mau sabor de boca e até náuseas. Se tem vários destes sintomas, é provável que tenha gastrite.

Batido de banana e papaia contra a gastrite



Ingredientes:

1 copo de leite
1 banana
Pedaços de papaia

Preparação:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter um preparado homogéneo.

Utilização:

Beba em seguida. Recomenda-se beber este batido em jejum.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Mel e Canela para perder 2 quilos rapidamente

As opiniões dividem-se! Como sempre! Há quem afirme que esta é uma receita miraculosa e deliciosa para perder peso rapidamente. E, claro, há quem diga precisamente o contrario; isto é, que esta receita não tem qualquer efeito sobre a perda de peso. Bom, eu ainda não experimentei (vou experimentar durante uma semana), mas posso afirmar o seguinte acerca deste remédio:

O mel fortalece as defesas do organismo e fornece muitas vitaminas e ferro em grandes quantidades.

A canela é um estimulante e o seu uso como afrodisíaco é bem conhecido. Também diminui os gases (contribuindo para uma barriga mais lisa) e aquece o corpo. Por isso, é uma boa ideia tomar esta bebida em épocas de frio intenso.

A água morna em jejum favorece o transito intestinal, algo muito importante quando se quer emagrecer.

A receita de mel e canela para perder peso rapidamente é muito simples:



Vai precisar de: 1 chávena (de chá) de água; 1 colher (de chá) de mel; 1/2 colher (de café) de canela em pó. 

Leve a água ao lume até ferver. 

 Apague o lume, acrescente a canela em pó e o mel e mexa bem.

Divida o líquido obtido igualmente por duas chávenazinhas.

Beba morno, uma chávenazinha 1 hora antes do pequeno-almoço e outra chávenazinha 1/2 hora antes de ir dormir.

Há quem afirme que seguindo este remédio à risca conseguiu perder 2 quilos numa semana, sem mais nenhum outro sacrifício.

Atenção: não prolongue o tratamento por um período superior a uma semana.

A canela desaconselha-se às pessoas com a tensão alta. Também não convém às pessoas que têm um estômago delicado.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...