domingo, 8 de julho de 2012

Manchas brancas nas unhas

O que são?

Trata-se de manchas brancas que aparecem na parte inferior das unhas e que depois vão subindo à medida que as unhas crescem. Assim, conforme vamos cortando as unhas, as manchas brancas também vão desaparecendo.

Porque aparecem?

A principal causa da aparição das manchas brancas nas unhas é uma alimentação pobre em vitaminas A e B, proteínas, ferro, zinco e cálcio.
Uma outra causa a ter em conta são as agressões externas: o contacto das unhas com detergentes ou com produtos muito secos e absorventes (como o giz, por exemplo), pode secar excessivamente as unhas e eliminar a gordura natural que as protege.

Como solucionar o problema?

As unhas, tal como o cabelo, crescem constantemente (cerca de 0,5mm por semana). E para que esse crescimento se processe de forma saudável, elas necessitam de nutrientes essenciais (especialmente os já citados: vitaminas A e B, ferro, zinco e cálcio).



Onde encontrar estes nutrientes?

Vitamina A: peixes gordos, ovos ou gorduras lácteas.

Vitamina B: nozes, cereais integrais, e frutas como a banana e o ananás.

Ferro: vitela, cordeiro, fígado, peixe.

Zinco: leguminosas, frutos secos e cereais integrais.

Cálcio: leite e derivados.

Outros cuidados

Quando cozinhar, fizer a limpeza da casa, trabalhar no jardim ou realizar outras tarefas que envolvam as mãos e as unhas, use luvas. É a melhor proteção.



E hidrate muito!

Hidratante caseiro para alimentar e fortalecer as unhas

Ingredientes:

1/2 copo de leite quente
2 colheres (de sopa) de azeite
1 gema de ovo

Preparação:

Misture todos os ingredientes até obter um preparado homogéneo.

Utilização:

Mergulhe os dedos na mistura durante cerca de 20 minutos. Faça 1 vez por dia ou quando quiser.


18 comentários:

  1. Por vezes aparecem-me essas manchinha nas unhas.
    Gostei de ler! Muito informativo o post :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. No meu dedo do pé, nasceu apareceu uma mancha branca bem grande que esta quase no tamanho da unha, escutei falar que pode ser problema de fígado. Eu estou operada de quadril e não tive oportunidade de ir ao dermatologista. Seria possível me darem um esclarecimento.Meu nome é Luiza Helena Abilio.

    ResponderEliminar
  3. Olá Luíza!

    Aconselho-a a consultar o seu médico de família. Ele saberá esclarecê-la.

    Posso dizer-lhe o seguinte:

    As manchas brancas nas unhas são umas manchas esbranquiçadas que aparecem na parte inferior das unhas e que se vão deslocando em direção às bordas à medida que as unhas vão crescendo. Com o tempo, e à medida que as unhas vão sendo cortadas, desaparecem.

    As principais causas do aparecimento das manchas brancas nas unhas são:

    Problemas alimentares: uma alimentação pobre em vitaminas A e B, proteínas, ferro, zinco e cálcio, parece ser a causa principal do aparecimento de manchas brancas nas unhas.

    Traumatismos: as pancadas nas unhas danificam a base das mesmas. À medida que as unhas vão crescendo as lesões aparecem sob a forma de manchas brancas.

    Máscara de Aloe Vera para alimentar e embelezar as unhas:

    Misture um pouco de gel de aloe vera com um pouco de creme hidratante para as unhas. Aplique uma vez por dia, massajando em sentido circular.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Gostei do texto, bem esclarecedor, parabéns!
    vou fazer a receita para ver se melhora a minha unha, mais por quanto tempo devo fazer essa receita caseira?

    ResponderEliminar
  5. Deve repetir o tratamento até notar melhorias.

    Já agora partilho mais um truque fácil: misture um pouquinho de vaselina com umas gotas de azeite e aplique a mistura no nascimento das unhas. Massaje durante uns minutos e limpe o excesso com um lenço de papel. Faça este tratamento antes de ir dormir. Na manhã seguinte, as suas unhas estarão bem hidratadas e muito brilhantes. Experimente!

    ResponderEliminar
  6. Estou algum tempo com essas manchas brancas, nas unhas dos pés, não sei mais o que fazer.

    ResponderEliminar
  7. Minhas unhas do pé estão todas com essas manchas. Eu quero pinta-las com esmalte renda mais a manha aparece. Detalhe essas manchas surgiram depois que eu usei alicate de outra pessoa.E mesmo que eu coloque para esterilizar o alicate de um dia pro outro no esterilizador de alicate não resolve nada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu tb estou com manchas nos dedos do pé q surgiram dps q comecei a caminhar por causa do atrito com o tênis .. Não tô podendo usar renda só esmalte com cobertura e não gosto

      Eliminar
    2. De facto, o atrito com o ténis pode ser responsável por essas manchas nas unhas dos pés. Se assim for, à medida que as unhas crescerem as manchas irão deslocar-se para as extremidades das unhas até desaparecerem.

      As pequenas manchas nas unhas dos pés - conhecidas como leuconíquia - costumam dever-se a pequenos traumatismos que se produzem quando as golpeamos, mesmo que não demos por isso, e também a deficiências na alimentação, como por exemplo a falta de zinco.

      A escassez de certos nutrientes, como a vitamina A, o ferro e a vitamina B6, faz com que as unhas cresçam débeis e quebradiças, o que facilita que qualquer pequena agressão deixe marcas nas mesmas.

      Para que as unhas se mantenham saudáveis é aconselhável não as morder, seguir uma dieta equilibrada com um aporte diário adequado de proteína, não utilizar removedor de verniz com acetona, nem eliminar demasiada cutícula (que poderia causar infeções). E deve usar-se creme hidratante (ou vaselina) todos os dias na base das unhas para hidratar as cutículas e as unhas.

      Se as manchas não desaparecem quando a unha cresce deve consultar-se o médico, porque interpretar corretamente estas manchas pode facilitar o diagnóstico de algumas doenças que ainda não se manifestaram (por exemplo psoríase, insuficiência renal ou cirrose hepática).

      Eliminar
  8. Ola Meninas vendo HCG dieta muito usada for a do Brasil anninhaal@yahoo.com.br caso alguem tenha interesse.

    ResponderEliminar
  9. oiee tenho manchas brancas nas minhas unhas das mãose ao contrario de algumas pessoas as minhas manchas não somem quase tomam conta da unha intera gostaria de saber o que posso fazer será que tem tratamento?e alem disso esta crescendo uma especie de couro embaixo das unhas por favor se alguem souber alguma coisa que possa me ajudar eu agradeço muito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, o que descreve pode ser sintoma de alguma doença. Já consultou com o seu médico?

      Como conselhos gerais, para além do que já foi sugerido no post acima, recomendo-lhe também que proteja as suas unhas diariamente com algum creme ou produto que as hidrate e lhe forneça o equilíbrio gordo de que elas necessitam.

      O óleo de argão hidrata e protege intensamente a pele, os cabelos e as unhas.

      Aplique umas gotas de óleo de argão nas unhas e massaje delicadamente. Não limpe, não é necessário. Deixe ficar assim. O óleo de argão protege e nutre as unhas, além de lhes dar um brilho muito saudável e deixar no ar um aroma incrível.

      Fica a sugestão.

      Se alguém tiver algum remédio que possa ajudar este leitor, agradecemos que venha aqui partilhar connosco.

      Isabel Gomes

      Eliminar
  10. Respostas
    1. É a mesma coisa. Trata-se do mesmo óleo, mas em Portugal a gente costuma dizer óleo de argão. Porém, na verdade, deveria dizer-se argan. Por isso fez bem em levantar a questão.

      Bjs

      Isabel Gomes

      Eliminar
  11. Minha unha do dedão do pé direito está quebrando muito e,na vertical.Quê faço?

    ResponderEliminar
  12. Será apenas falta de hidratação? Ou será antes uma micose? É importante apurar do que se trata. No caso de se tratar de uma micose (unha grossa, oca, com acumulos de massinha embaixo e manchas brancas e amarelas) tem que fazer um tratamento com um antifungico ou com um verniz de unhas próprio para o efeito. Consulte um profissional.

    Isabel Gomes

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...