sábado, 24 de março de 2012

Tratamentos de beleza com óleo de argão - Argan Oil

Hoje está muito em voga que tudo aquilo que é usado na pele, deve também poder ser comido; ou seja, tudo aquilo que põe no seu rosto, corpo ou cabelos, deve poder ser digerido pelo seu organismo. É este o principio fundamental de um novo conceito de beleza: a beleza natural.

O óleo de argan é um bom exemplo deste principio. Ele é usado há séculos nas receitas tradicionais marroquinas e é também o segredo de beleza das mulheres de Marrocos.


O que é o Argan?
O Argan é uma árvore de Marrocos que pode chegar a viver até aos 2000 anos. Não necessita de muita chuva (tem raízes profundas para captar água no subsolo) e suporta temperaturas que vão dos 3ºC aos 50ºC.


O óleo de argan (ouro líquido!):
O óleo de argan é a base fundamental da cultura dos berberes. Eles cultivam-no e usam-no tanto na sua alimentação como na sua pele e cabelos, desde há muitos séculos. As mulheres berberes produzem o óleo de argan para as necessidades alimentares da população local, e também para os seus cuidados de saúde e de beleza.

O que diz a ciência moderna?
Durante séculos, as tribos berberes do sudoeste de Marrocos recorreram ao óleo de argan como componente básico da sua dieta alimentar e também como um precioso elemento da medicina tradicional. No inicio dos anos 90, análises químicas confirmaram as valiosas propriedades nutricionais e dermatológicas do óleo de argan (que incluíam o uso como tratamento para a acne, as rugas e as feridas ligeiras).

Propriedades do óleo de argan:
- anti-idade: regenera a pele;
- anti-séptico;
- trata problemas dermatológicos (acne, eczema, cicatrizes etc.);
- suaviza e hidrata a pele;
- protege a pele das agressões externas;
- aumenta o conteúdo das células;
- endurece as unhas;
- fortalece e hidrata o cabelo;
- previne e combate as estrias.

Como é que as mulheres marroquinas aplicam o óleo de argan cosmético?

No corpo: aplicam óleo de argan 1 hora antes do duche.

No rosto: aplicam óleo de argan no rosto limpo antes de ir dormir (o óleo de argan penetra rapidamente na pele, deixando-a hidratada, mas sem a sensação de pele engordurada).

Nas unhas: elas demolham as unhas numa mistura de óleo de argan e sumo de limão (em partes iguais) durante 15 minutos.

No cabelo: aplicam umas gotas de óleo de argan 1/2 hora antes do duche.

Faça os seus próprios cosméticos à base de óleo de argan:

Óleo de argan para cabelos sem brilho

1 colher (de sopa) de óleo de argan
1 colher (de sopa) de azeite

Misture bem os dois ingredientes e, em seguida, aplique o resultado nos cabelos, especialmente do meio para as pontas. Deixe atuar durante 10 minutos e, depois, lave como é hábito. Notará a diferença no brilho e no movimento dos seus cabelos.

Óleo de argan para unhas frágeis

1 colher (de sopa) de óleo de argan
Sumo de 1 limão grande

Esprema o limão e deite o sumo numa tacinha. Acrescente o óleo de argan e mexa bem. Demolhe as unhas na mistura durante 15 minutos. Repita o tratamento 1 vez por semana. Notará as suas unhas mais fortes, brilhantes e bonitas.

Óleo de argan anti-rugas

1 colher (de café) de óleo de argan
1 colher (de café) de óleo de amêndoas doces

Misture os dois óleos na palma da sua mão. Aplique o composto no rosto e pescoço e massaje delicadamente para que a mistura penetre na pele. É ideal para as peles extremamente secas e marcadas pela idade.

4 comentários:

  1. adorei o post! Tenho um creme com óleo de argão e adoro!

    ResponderEliminar
  2. Adorei!!^^ Desde que comprei o meu primeiro produto com óleo de argão e pesquisei acerca das suas propriedades fiquei fã! Quero experimentar muitos mais produtos e ainda hei-de meter em prática essas receitas :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Você pode comprá-lo no www.elsalondelgourmet.com , Vou mandar a partir de Espanha

    ResponderEliminar
  4. A yves rocher tem 3 produtos com óleo de argão muito bons se necessitarem de mais alguma informação enviem email para sofiacosmetics@iol.pt Obrigada

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...