Avançar para o conteúdo principal

Teste de gravidez da avó

Atenção! Este teste de gravidez caseiro não substitui os testes de gravidez da farmácia nem os testes de gravidez que se fazem no consultório médico ou no laboratório. A sua fiabilidade, claro, não é de 100%; mesmo assim, exponho-o como uma curiosidade.

Há alguns anos atrás, quando ainda não existiam os testes de gravidez que há hoje em dia, as nossas avós e bisavós costumavam fazer um curioso teste de gravidez caseiro para ficarem a saber se estavam à espera de bebé. O truque consistia em depositar a primeira urina da manhã num copo de vidro (transparente, seco e limpo). Em seguida, colocavam o copo de urina no congelador durante 5 minutos. Quando o tiravam podiam ler o resultado: se se tivesse formado uma fina película em cima, o resultado era interpretado como sendo Positivo. Se se tivesse formado um depósito em baixo, o resultado era interpretado como Negativo.

É só mais uma daquelas curiosidades das nossas avós; mas se suspeita que pode estar grávida, porque não experimenta? Também seria interessante confrontar depois o resultado deste teste caseiro com o resultado de um teste de farmácia, por exemplo.