segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Almofada fria de caroços de cereja

Conhecer a cereja



A cereja veio da Ásia e conquistou os portugueses. É uma das frutas rainhas do nosso Verão.

Benefícios da cereja

As cerejas contêm proteínas, cálcio, ferro e vitaminas A, B, e C. Consumidas ao natural, têm propriedades refrescantes, porque possuem uma grande quantidade de água que ajuda a manter a pele hidratada e saudável; diuréticas - ajudam a limpar o organismo de toxinas e a eliminar líquidos - e laxantes - ajudam a melhorar o trânsito intestinal por conterem grande teor de fibras.
Aconselha-se não consumir mais do que 200 ou 300 gramas de cerejas por dia.

Curiosidades

Os Japoneses chamam à cerejeira sakura, que significa "flor de cerejeira". E associaram esta árvore aos samurais, cuja vida era tão efémera quanto a da flor que se desprendia da árvore.

Almofada fria de caroços de cereja

Preparação:
Acumule uma boa quantidade de caroços de cereja, lave-os e deixe-os secar. Depois pode usá-los para fazer o enchimento de uma pequena almofada ou saco de pano.

Utilização:
Para arrefecer a almofada, basta colocá-la no congelador. Pode usar a almofada fria para tratar inchaços, inflamações, etc.


Já começou a juntar os caroços de cereja?

Na culinária

Com as cerejas pode confeccionar tartes deliciosas!

Tarte de cereja



Ingredientes:
1 kg de cerejas
6 ovos
4 dl de leite
300 gr de açúcar
120 gr de margarina

Preparação:
Unte uma forma de tarte de fundo fixo com margarina e polvilhe com açúcar. Lave muito bem as cerejas, retire-lhes os caules e os caroços. Coloque as cerejas descaroçadas num recipiente e junte-lhes os 300 gr de açúcar. Misture bem a farinha, os ovos o leite morno e a margarina. Disponha as cerejas na forma untada, juntamente com o molho que se formou com o açúcar. Deite por cima das cerejas a massa e leve a cozer no forno pré-aquecido a 180ºC, durante 40 a 45 minutos.