segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Almofada fria de caroços de cereja

Conhecer a cereja



A cereja veio da Ásia e conquistou os portugueses. É uma das frutas rainhas do nosso Verão.

Benefícios da cereja

As cerejas contêm proteínas, cálcio, ferro e vitaminas A, B, e C. Consumidas ao natural, têm propriedades refrescantes, porque possuem uma grande quantidade de água que ajuda a manter a pele hidratada e saudável; diuréticas - ajudam a limpar o organismo de toxinas e a eliminar líquidos - e laxantes - ajudam a melhorar o trânsito intestinal por conterem grande teor de fibras.
Aconselha-se não consumir mais do que 200 ou 300 gramas de cerejas por dia.

Curiosidades

Os Japoneses chamam à cerejeira sakura, que significa "flor de cerejeira". E associaram esta árvore aos samurais, cuja vida era tão efémera quanto a da flor que se desprendia da árvore.

Almofada fria de caroços de cereja

Preparação:
Acumule uma boa quantidade de caroços de cereja, lave-os e deixe-os secar. Depois pode usá-los para fazer o enchimento de uma pequena almofada ou saco de pano.

Utilização:
Para arrefecer a almofada, basta colocá-la no congelador. Pode usar a almofada fria para tratar inchaços, inflamações, etc.


Já começou a juntar os caroços de cereja?

Na culinária

Com as cerejas pode confeccionar tartes deliciosas!

Tarte de cereja



Ingredientes:
1 kg de cerejas
6 ovos
4 dl de leite
300 gr de açúcar
120 gr de margarina

Preparação:
Unte uma forma de tarte de fundo fixo com margarina e polvilhe com açúcar. Lave muito bem as cerejas, retire-lhes os caules e os caroços. Coloque as cerejas descaroçadas num recipiente e junte-lhes os 300 gr de açúcar. Misture bem a farinha, os ovos o leite morno e a margarina. Disponha as cerejas na forma untada, juntamente com o molho que se formou com o açúcar. Deite por cima das cerejas a massa e leve a cozer no forno pré-aquecido a 180ºC, durante 40 a 45 minutos.

12 comentários:

  1. Olá, gostei imenso desta dica, vou juntar os caroços e a receita é óptima!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá. Eu já comecei a juntar caroços. Qual é o melhor método para lavar as cerejas? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Delfina! Obrigado por sua passagem aqui no blog. Respondendo à sua pergunta, penso que a melhor maneira de lavar os caroços de cereja para que não fiquem com restos do fruto é deitar na água uma mão-cheia de areia da praia, para ajudar na tarefa. Depois é só enxaguar em várias águas.

      Para facilitar, também pode comprar caroços já limpos em lojas que vendam adubos, sementes e afins.

      Bjs

      Eliminar
  3. olá. Tambem gostaria de fazer uma almofada mas não juntei caroços e ja procurei na minha zona uma loja onde vendem esses produtos e não têm, será possivel me indicar em que zona do pais encontrou?

    ResponderEliminar
  4. Olá Hugo!

    Um pouco por todo o país algumas dessas lojas vendem outras não. É questão de continuar a tentar. Pode ainda experimentar numa loja de produtos naturais. Mas, já agora, também pode adquirir a almofada de caroços de cereja já feita e pronta a usar, no site:

    http://ricoxete.com/

    ResponderEliminar
  5. Eu deixo os caroços de molho, depois vou esfregando entre as palmas das mãos e cobrindo com nova água; quando já estão muito bem lavados, cubro com água e lixívia para limpar completamente algum resquício de fruta e desinfectar. Secam uns dias ao sol, sobre uma rede ou um pano, bem separados. E pronto. Nota: Não gastem muita água, é só preciso cobrir os caroços

    ResponderEliminar
  6. Fiz uma pequena almofada com 15 X 10cm. Foram necessários 5KG de cerejas. A tarefa mais difícil foi a de lavar os caroços e assim primeiro, agitei-os numa garrafa com água, detergente e areia e no final, lavei um a um à mão, o que demorou + ou - 3 horas. Mas estou contente com a minha almofada de caroços de cereja, que quando aquecida no microondas, retira bem as dores nas articulações.

    Cumprimentos, José Sousa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José!

      Obrigado por ter partilhado connosco. As cerejas são deliciosas e um tesouro para a saúde. Este é um bom momento para os interessados nas almofadas de caroços de cereja começarem a juntar caroços. Vamos lá. Ficamos a aguardar outras partilhas sobre o assunto.

      Eliminar
  7. Boas! À uns tempos andei à procura de como fazer uma almofada de caroços de cereja e dei de caras com o seu blog. Agora que já fiz a minha decidi fazer um tutorial detalhado com tudo o que li na altura, fotos e todas as dificuldadezitas que encontrei. O seu blog ajudou-me bastante em determinados pormenores como seja a parte mais complicada: a lavagem dos caroços.
    Partilho aqui se não se importar o meu blog para ajudar eventuais interessados também e desde já agradeço a ajuda fornecida:
    http://candeeirobranco.blogspot.pt/2013/08/almofadas-de-carocos-de-cereja-como.html#more

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Claro que não me importo! Fez bem em partilhar connosco. Obrigado e volte sempre.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...